Com flexibilização, turistas lotam praias da região neste sábado

Por #Santaportal em 05/09/2020 às 18:29

FERIADO PROLONGADO – A maior flexibilização para atividades nas praias, diante da pandemia do novo coronavírus motivou a vinda de milhares de turistas às cidades da Baixada Santista, neste feriado prolongado da Independência. De acordo com informações da Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), mais de 160 mil veículos já passaram pelo sistema, desde a última sexta-feira (4), em direção aos municípios da região. 

Mesmo com o tempo instável, o primeiro dia de feriado foi marcado por movimento intenso nas praias de toda a região. Com o objetivo de coibir abusos por parte dos turistas, alguns municípios realizaram operações especiais na orla da praia.

Esse foi o caso de Guarujá, que desde a última sexta realiza uma operação não só nas praias, como também em outros pontos da Cidade. No Município, a Operação Independência envolveu 343 profissionais de diversas secretarias, além de 130 policiais militares, que reforçam a segurança desde este sábado (5). 

No Município foram realizados pedágios educativos, com a distribuição de máscaras para todos os ocupantes de veículos que chegam a Cidade. Também foram entregues panfletos de orientação do que pode ou não ser feito no Município. Faixas alertando que a pandemia não acabou também foram espalhadas pela Cidade.

noticia202095284029.jpg

Foto: Folhapress

Nas praias a ação foi semelhante. Além das faixas instaladas em toda extensão da orla, fiscais da Prefeitura atuaram, ao lado da Guarda Municipal, nas abordagens a quem estivesse agindo em inconformidade com os protocolos sanitários recomendados para a não propagação do vírus ou desrespeitando o que foi autorizado em decreto municipal no mar, calçadão e faixa de areia. Também circularam carros de som para lembrar a população da importância dos cuidados com higiene e a prática do distanciamento social.

Conforme balanço da Administração Municipal, os fiscais realizaram ao todo 287 orientações. O principal motivo das intervenções foi por causa da tentativa de 166 pessoas de se instalarem na faixa de areia com guarda-sóis e cadeiras. Após a chegada das equipes, todos se retiraram do local.

Também foram observados oito ambulantes em não conformidade com o decreto que os autorizou a voltarem a trabalhar. Eles não estavam utilizando corretamente a faixa de contenção ao redor de seus carrinhos para atender a população. Todos foram orientados e realizaram a readequação de forma imediata.

As demais intervenções das equipes se deram em razão da proibição de som na faixa de areia, a presença de animais e a paralisação de atividades esportivas não permitidas nos decretos municipais de flexibilização – seguem proibidas as que promovem contato físico.

Dezoito multas

Em Santos, de acordo com informações da Prefeitura, a Guarda Civil Municipal registrou movimento normal na orla da praia, conforme o esperado em virtude do feriado prolongado. Entre 7h e 17 horas, as equipes em campo fizeram 514 orientações sobre uso da faixa de areia, 205 orientações sobre uso obrigatório de máscara facial, e aplicaram o total de 18 multas.

Na Cidade, não houve registro de problemas nas abordagens. A Administração Municipal ressalta que as multas só são aplicadas se a pessoa foi autuada sem a máscara e/ou se recusar a usá-la conforme previsto nas legislações estadual e municipal.

Em Praia Grande, onde desde a última sexta-feira (4) está permitido o comércio ambulante na faixa da areia, foram realizadas ações de orientações aos banhistas, no que se refere à prevenção do novo coronavírus e uso de máscara. No Município não há autuações a banhistas. Já no caso dos ambulantes, nenhum comerciante foi autuado por desrespeitar as normas de atendimento durante a pandemia. 

Em São Vicente, a fiscalização contou com o apoio de agentes da Secretaria de Comércio, Guardas Civis Municipais além de policiais militares. Um balanço da operação só deverá ser divulgado na próxima terça-feira (8). 

Em todas as cidades da região, a praia está liberada para a prática de esportes individuais, assim como banho de mar e esportes na água. A única cidade que permite o uso de cadeiras e guarda-sóis é Peruíbe.

 

 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.