Cobra na praia do José Menino era uma enguia, explica biólogo da Unisanta
Por #Santaportal com informações de Carlos Lopez, da Santa Cecília TV em 18/01/2020 às 07:55
CURIOSIDADE – O animal apareceu rastejando na beira d´água e assustou banhistas na Praia do José Menino, em Santos. Muita gente pensou que seria uma cobra – veja o vídeo cedido pela página Viver em Santos e Região.
O biólogo Matheus Rotundo, da Unisanta, explica que é uma enguia. O peixe tem uma nadadeira em cima do corpo.
“Elas têm, por característica, ter esse corpo alongado, que lembra bastante uma serpente. A gente fala serpentiforme. No geral, a maior parte das enguias gosta de viver enterrada sobre o fundo do mar”, detalha Rotundo.
Segundo o biólogo, mesmo não sendo uma cobra é preciso tomar cuidado quando encontrar uma enguia na praia. “É óbvio que, se for manipulada, vai te morder, vai ficar com medo. Tem uns dentinhos muito pequenos, uma boca muito pequena, mas pode machucar. E não precisa matar. É só devolver para a casa dela, assim segue a vida numa boa”, alerta.
Há 10 anos, o professor Matheus coordena no laboratório da Unisanta uma pesquisa sobre esta espécie de enguia, mais comum no Litoral de São Paulo.
“Começou-se a estudar e descobriu-se que é uma espécie extremamente rara no mundo inteiro. Basicamente ela só tem registros aqui no Estado de São Paulo. Tinha um outro registro na África, mas a gente foi analisar e vimos que não era o mesmo bicho. Então é um bicho relativamente raro, em que a maior abundância dele está bem cima do Litoral de São Paulo”, explica.