Chuva causa alagamentos na Baixada Santista e deixa morros em estado de atenção; VÍDEO
Por Santa Portal em 29/11/2022 às 11:00
As chuvas intensas entre a tarde de segunda-feira (28) e a manhã desta terça-feira (29) causaram transtornos nas cidades da Baixada Santista. Os altos índices pluviométricos fizeram com que ruas e avenidas amanhecessem alagadas (veja nos vídeos mais abaixo) e os morros de Santos entrassem em estado de atenção.
De acordo com a Prefeitura de Santos, o índice pluviométrico das últimas 72h é de 94,4 mm e o acumulado do mês está em 471,9 mm. Os morros entraram em estado de atenção.
Durante o início da manhã desta terça-feira, a Av. Nossa Senhora de Fátima teve alagamento em ambos os sentidos, na altura da rua Ana Santos. O trânsito sentido Santos teve que ser desviado pela rua Júlia Ferreira de Carvalho e o Elevado Prefeito Paulo Gomes Barbosa teve bloqueio seletivo. A Praça Washington também ficou intransitável e foi bloqueada junto à Praça R. Guilherme Álvaro.
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil, informou que o índice pluviométrico nas últimas 72 h foi de 94,4 mm, o que coloca a cidade em nível de atenção. O volume detectado equivale a pouco mais da metade do índice histórico no mês de novembro, que é de 195 mm. Como comparativo, nos últimos 29 dias o volume foi superior a 400mm, contra 191mm no ano de 2021.
Foram registrados pontos de alagamento em ruas próximas à Linha Azul (via que corta os bairros Guassu, Catiapoã, Jóquei, Parque São Vicente e Cidade Náutica); Avenida Capitão Luis Antônio Pimenta e Viaduto Mario Covas, no Parque Bitaru; alguns trechos da Linha Amarela; e Linha Vermelha, próximo à divisa com Santos.
Em Guarujá, o acumulado de chuvas das últimas 24 horas foi de 49 mm. Já o das últimas 72 horas foi de 54,3 mm. O acumulado mensal está em 261,4 mm. A velocidade dos ventos atingiu 27,5 km/h às 5h41 desta terça-feira. A média prevista para Novembro era de 168,5 mm. Até o momento, não houve registro de ocorrências envolvendo movimentos de massa. Já os morros da Cidade estão em estado de observação. As equipes da Defesa Civil estão fazendo vistorias preventivas.
Segundo a Prefeitura de Praia Grande, não houve ocorrências na cidade e o índice pluviométrico nas últimas 24h foi de 96 mm e nas últimas 72h foi de 143 mm. A administração informou que alguns semáforos apresentaram falhas técnicas no início da manhã, mas que as equipes de Engenharia de Tráfego da cidade já fizeram as manutenções necessárias.
Cubatão, Peruíbe, Itanhaém, Bertioga e Mongaguá também não registraram ocorrências.
Índices pluviométricos e acumulados de chuva
- Cubatão: acumulado de 30,6 mm na área central 17,2 na região das Cotas nas últimas 24h
- Peruíbe: 26 mm nas últimas 24h
- Bertioga: 72 mm nas últimas 24h e 106 mm nas últimas 72h
- Mongaguá: 150 mm nas últimas 72h
Confira nos vídeos: