Chronos e Zeus são os novos integrantes do Canil da Guarda Municipal de Praia Grande
Por #Santaportal em 12/07/2020 às 08:11
PRAIA GRANDE – À primeira vista, eles são apenas dois filhotinhos fofos, agitados, que gostam de brincar e precisam de cuidados especiais. Entretanto, Chronos e Zeus, das raças pastor alemão e pastor belga de malinois, respectivamente, têm uma importante tarefa pela frente: integrar o Canil da Guarda Civil Municipal de Praia Grande. Para isso, já estão em treinamento há cerca de um mês e têm respondido positivamente ao trabalho do grupamento.
Os filhotes foram doados ao Canil. Um por uma moradora de Praia Grande, que já conhecia o trabalho do grupamento, e outro por um canil de São Vicente, demonstrando a importância do trabalho realizado.
De acordo com o inspetor Flávio Alves da Silva, Chronos e Zeus, inicialmente, passaram por testes de aptidão para que os guardas pudessem avaliar se teriam condições de serem treinados. ?Logo, percebemos características importantes neles para integrarem a equipe como cães de patrulhamento e faro, por exemplo?.
Porém, Chronos, de 3 meses, já se destacou, conforme observa o inspetor. ?Pela aptidão dele, aparentemente, será um cão voltado ao controle de distúrbios?. Já Zeus, tem 4 meses de vida e além dos treinos de faro e obediência, assim como o ?colega? de trabalho será treinado também para show dog, importante trabalho realizado pelo grupamento nas ações sociais realizadas pela Administração Municipal, por exemplo.
O treino é gradativo e acontece diariamente com exercícios específicos por ainda se tratarem de filhotes. E o trabalho será puxado, pois para estarem totalmente aptos a previsão é de que passem por cerca de dois anos de treinos.
Recentemente, um dos cães da GCM se aposentou após sete anos de trabalho. Kratos, também um pastor belga de Malinois, atuou em várias ocorrências, incluindo a localização de entorpecentes, e agora vai alegrar uma família de Mongaguá, que o adotou.
O Canil da GCM conta com oito guardas, incluindo inspetores, e 11 cães, sendo seis deles filhotes em treinamento. Os treinos têm como objetivo possibilitar a complementação de ações e operações de segurança pública. Seus integrantes participam de diversos cursos, entre eles os de cinofilia (cuidados na criação de cães) e cinotecnia (estudo da anatomia, comportamento, psicologia, fisiologia dos cães). Além do patrulhamento preventivo e ostensivo, de fundamental importância na corporação, o Canil participa de atividades educacionais e sociais, como as visitas em escolas com apresentação de show dog (adestramento) e a instituições beneficentes