Câmara discute roubos de fiação e apagões na orla de Santos

Por Santa Portal em 20/08/2021 às 10:43

Divulgação
Divulgação

A Câmara Municipal de Santos discutiu, em sessão realizada nesta quinta-feira (19), a questão dos apagões na orla da praia decorrentes de furtos de fiação. A questão foi levantada pelo vereador Zequinha Teixeira (PP).

Segundo ele, constantes furtos de fiação têm sido a causa da falta de energia na praia. “Na Sessão desta quinta-feira questionamos, novamente, o roubo de fios e cabos na orla. A reposição da fiação é executada e em menos de dois dias temos um novo furto”, disse nas redes sociais.

O vereador completou dizendo que a cidade possui centenas de câmeras de monitoramento, e mesmo assim os crimes continuam acontecendo. “Um absurdo, já que estamos em uma cidade com centenas de câmeras”.

“Isso já está acontecendo há um mês, a gente vê esses vândalos roubando cabos de energia, e não tem jeito, porque temos as câmeras de monitoramento, e as pessoas estão se sentindo inseguras”, comentou o vereador Zequinha Teixeira ao Santa Portal.

Além da discussão na Câmara, também há um projeto de lei para a verificação de ferros-velhos na cidade, para averiguar se os cabos de energia furtados estão sendo vendidos a estes estabelecimentos. “Enquanto tiver compra desse material, o problema não vai ter resolvido”.

Por conta dos apagões, os assaltos na orla da praia têm sido mais frequentes, segundo o vereador, especialmente na área onde fica a Feirart, no Boqueirão, e na Ponta da Praia.

“Estamos propondo uma audiência pública com os vereadores, Polícia Militar, Polícia Civil e GCM. A gente quer fiscalização, não podemos conviver com isso”, finalizou.

Procurada pela Reportagem, a Guarda Civil Municipal (GCM) informou que faz patrulhamentos preventivos em toda a Cidade, com equipes em viaturas, durante 24h, visando coibir irregularidades.

“Quando a GCM se depara com indivíduo em flagrante delito, o mesmo é conduzido ao distrito policial, onde são tomadas as devidas providências pela autoridade policial de plantão”, informou em nota.

A GCM esclareceu ainda que o combate e investigação de furtos de cobre e outros delitos é de responsabilidade das autoridades policiais. “Ressaltamos, ainda, que todas as imagens captadas pelas mais de 1.500 câmeras ligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) do Município são disponibilizadas em tempo real às forças de segurança, que também mantêm equipes no CCO. A população deve acionar a PM pelo telefone 190 e pode denunciar irregularidades pelo 153 (GCM)”.

Por fim, a Prefeitura destacou, ainda, que a GCM também realiza forças-tarefas em apoio à Polícia Militar em ferros-velhos da Cidade. Neste ano, foram realizadas 32 operações nesses estabelecimentos, visando a fiscalização de documentos bem como inibir a compra de material de procedência duvidosa e a recuperação de peças furtadas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.