Cachorro do mato é transportado para Cubatão para avaliação clínica e reabilitação
Por #Santaportal em 18/02/2020 às 09:48
MEIO AMBIENTE – Um cachorro do mato foi transportado ontem pela Guarda Civil Ambiental de São Vicente. A solicitação foi da Aiuká Consultoria e Soluções Ambientais, em Praia Grande.
O cachorro do mato havia sido resgatado pela Polícia Ambiental em Cananeia e levado para a Aiuká para os primeiros socorros, pois estava com uma lesão no pescoço.
Após o atendimento, o animal foi transportado para o Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens, em Cubatão, onde passará por avaliação clínica e reabilitação.
O peso do cachorro do mato varia entre 5 a 8 kg, com 65 cm de comprimento; cauda peluda com 30 cm e focinho comprido. É muito confundido com a raposa, animal que vive na Europa.
O animal vive em áreas florestais, cerrados, campos e áreas alteradas e habitadas pelo homem. Existem em todo o Brasil, exceto nas áreas baixas da bacia amazônica. Ocorrem também da Colômbia ao Paraguai e Uruguai.
De hábitos noturnos, os cachorros do mato podem ser observados nas margens de estradas, onde procuram restos de animais atropelados e, por isso, são também vítimas de atropelamentos. O animal vive sozinho e, apenas na epóca de reprodução é visto em dupla.
O cachorro do mato tem como alimento pequenas aves, frutas, insetos, crustáceos (caranguejos de rios), ovos e pequenos roedores. A gestação é de 52 a 59 dias. Nascem de 3 a 6 filhotes com 120-160 gramas cada.