Barbeiro de Santos tem foto sua publicada em jornais como se fosse a de André do Rap. "Pânico"
Por #Santaportal em 14/10/2020 às 14:59
ANSIEDADE – Um músico de Santos teve uma surpresa muito desagradável nos últimos dias. Viu uma foto antiga sua, tirada em 2011, estampando reportagens sobre a prisão do traficante André do Rap, como se ele fosse o homem que agora se encontra foragido.
Ele fez um desabafo em suas redes sociais falando do caso. “No começo não liguei, achei até engraçado e fiz piada, dizendo que todo gordo é igual. Mas comecei a receber de amigos muitos links, de outras matérias, também usando a minha foto, incluindo um jornal que estampou o meu rosto na primeira página como se fosse a foto do André do Rap. Que é um cara que eu até conheço mas que não vejo há mais de 15 anos”.
O rapaz, de 45 anos, teve duas crises de ansiedade e passou o dia hoje no hospital por causa do que aconteceu. Ele diz sentir muito medo das consequências disso. “Será que passa pela cabeça de quem fez este tipo de matéria que pode acontecer comigo o mesmo que aconteceu com a mulher no Guarujá e ser espancado por um grupo que viu a matéria? Como o psicológico de uma pessoa pode ser destruído sendo confundido com um rapaz que está sendo procurado?”.
Ele questiona, ainda, a forma como a imprensa em geral trabalha nestes casos. “Quem faz esse trabalho, de triagem de imagens, nesses veículos? Não perceberam que não é a mesma pessoa? Uns copiam dos outros?”.

André do Rap
O traficante André de Oliveira Macedo, 43, conhecido como André do Rap e importante chefe do PCC, deixou a penitenciária de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. A soltura foi determinada pelo ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal). Para o ministro, Macedo estava preso desde o final de 2019 sem uma sentença condenatória definitiva, excedendo o limite de tempo previsto na legislação brasileira.
Às autoridades o chefe do PCC informou um endereço em Guarujá, no litoral paulista, onde afirma que poderá ser encontrado, caso fosse necessário um novo contato. “Advirtam-no da necessidade de permanecer em residência indicada ao Juízo, atendendo aos chamados judiciais, de informar possível transferência e de adotar a postura que se aguarda do cidadão integrado à sociedade”, relata a decisão do ministro do último dia 2 de outubro, véspera do aniversário de Macedo, que completou 43 anos na penitenciária.
Ele foi preso em setembro do ano passado, após meses de investigações, em um condomínio de luxo em Angra dos Reis. A decisão de libertar o traficante causou perplexidade e revolta entre integrantes da cúpula da segurança pública paulista, que veem um “desrespeito ao trabalho policial”.
De acordo com dados da Justiça, André do Rap foi condenado a 15 anos, 6 meses e 20 dias de prisão. Ele recorreu da decisão, emitida em 2013, e ainda não há trânsito em julgado.
O traficante também foi condenado a 14 anos de reclusão, mas, após acórdão do TRF, a pena foi reduzida a 10 anos, 2 meses e 15 dias, em regime fechado. Foi mantida a prisão do réu por, entre outros motivos, envolver a apreensão de quatro toneladas de cocaína de tráfico internacional. Em ambos os processos, o ministro concedeu habeas corpus.