Baixada tem 18 casos confirmados e 824 suspeitos de coronavírus; 11 mortes são investigadas
Por #Santaportal em 27/03/2020 às 19:24
CORONAVÍRUS – Após nova atualização das Prefeituras da região, a Baixada Santista conta agora com 18 casos confirmados do novo coronavírus. Ao todo, 824 casos suspeitos estão em análise. Além disso, 11 mortes são consideradas suspeitas de terem sido causadas pela Covid-19 – sete em Santos e quatro em outras cidades da região.
Santos
O número de moradores de Santos internados em hospitais com sintomas do novo coronavírus (Covid-19) quadruplicou no período de uma semana, de acordo com as notificações dos serviços de saúde (públicos e particulares) para a Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep).
No dia 19 de março, havia 11 pacientes internados; nesta sexta-feira (27), são 52 pacientes internados aumento de 381%. No mesmo período, o número de casos suspeitos triplicou, passando de 101 para 293. Também quadruplicou o número de casos confirmados da doença nos últimos dias. Em Santos, os três primeiros resultados positivos da doença em moradores da Cidade foram informados no dia 23 de março. Após cinco dias, nesta sexta (27), já são 14 casos confirmados (aumento de 366%). Vale destacar que o levantamento contabiliza casos após mudança nos critérios para a classificação de casos suspeitos.
Com a comprovação da transmissão comunitária da doença no país, desde o início desta semana somente são coletadas amostras de suspeitas de Covid-19 entre pacientes internados ou profissionais de saúde. Anteriormente, pacientes com quadros leves (sintomas gripais, sem internação) também eram investigados. Agora, estes são definidos como casos de síndrome gripal e, até o momento, foram contabilizados 80 pacientes nesta situação. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que pacientes com quadros leves não procurem as unidades e mantenham isolamento domiciliar. A indicação é procurar atendimento médico quando há febre persistente e alterações respiratórias como falta de ar.
NOVOS CASOS
Os dois novos casos positivos de Covid-19 em moradores de Santos são relativos a um homem de 45 anos, que está em isolamento domiciliar, e outro de mulher de 82 anos internada em hospital filantrópico. Os resultados são de laboratórios reconhecidos. Nesta sexta (27), o Município não recebeu resultados do Instituto Adolfo Lutz (IAL).
Com isso, Santos tem 14 casos confirmados da doença e 293 pacientes com suspeita da doença.
TRIPULANTES
A Seviep de Santos recebeu, nesta sexta (27), as notificações dos quatro casos suspeitos de Covid-19 de tripulantes de navio de cruzeiro, os quais foram removidos para atendimento médico em hospital filantrópico da Cidade (atendimento particular). Três homens são filipinos e um é indonésio, com idades de 28, 39, 42 e 44 anos. Dois deles estão em leitos de enfermaria e dois em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O diagnóstico ou descarte da doença depende de resultados dos exames laboratoriais.
O navio está fundeado na barra do Porto de Santos, sem operar, desde o dia 17 de março, devido ao encerramento dos cruzeiros no país. Por causa da confirmação de um caso de Covid-19 em uma passageira, a embarcação está de quarentena até sábado (28). Nesta sexta (27), a Anvisa informou à SMS que mais três tripulantes do mesmo navio foram desembarcados para atendimento médico. Um tripulante de outra embarcação também precisou ser removido para hospital. As notificações dos casos ainda não foram repassadas para a Seviep pelo hospital que presta assistência.
ÓBITOS
Mais quatro óbitos por suspeita de Covid-19 ocorridos em hospitais da Cidade estão sendo investigados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sendo três deles de residentes de Santos: homem de 77 anos, que estava no hospital estadual Emílio Ribas (Guarujá); mulher de 75 anos, internado em hospital filantrópico, e homem de 74 anos internado em hospital particular. O quarto caso é de morador de São Vicente, de 36 anos, que faleceu em hospital filantrópico. Ao todo, há 11 óbitos em investigação (sete moradores de Santos e quatro de outros municípios).
Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informa que tem dois casos confirmados de Covid-19 na Cidade. O segundo caso foi confirmado na manhã desta sexta-feira (27).
A primeira paciente a testar positivo foi uma mulher de 36, que trabalha em São Paulo e reside no Município. A paciente teve sintomas de resfriado, não precisou ser internada e está em isolamento social sendo monitorada pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade.
O segundo caso confirmado também é de uma mulher, que tem 42 anos. Recentemente, ela viajou pela região Sudeste do País. De acordo com a evolução do seu quadro, ela já não apresenta mais sintomas e está curada. Mesmo assim, segue sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica.
Até esta sexta-feira (27), foram colhidos na Cidade 153 exames desde janeiro. Deste total, 129 são considerados casos suspeitos. Outros 22 já foram descartados após os resultados dos exames.
Atualmente, são seis pacientes estão internados em UTIs e outros 10 que seguem internados em isolamento hospitalar. Encontram-se ainda em isolamento domiciliar 82 pessoas. Pacientes em alta de isolamento domiciliar aguardando resultado de exame somam 47 pessoas.
Guarujá
A Secretaria de Saúde (Sesau) de Guarujá informa que monitora 202 casos suspeitos do novo Coronavírus (Covid-19) na Cidade. Todos aguardando resultado laboratorial do Instituto Adolfo Lutz (IAL). Seguindo a orientação da Sesau, essas pessoas estão em isolamento domiciliar.
Outros cinco casos suspeitos já foram descartados. Até o momento, nove pessoas estão internadas. Não há casos confirmados da doença no Município.
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que a Cidade contabiliza até as 16h desta sexta-feira (27) 67 suspeitos de coronavírus. Desse total, 56 se encontram em isolamento social. Quatro casos investigados anteriores deram resultado negativo.
Cubatão
A Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão informa que a cidade tem 20 casos suspeitos da Covid-19, investigados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica. Quinze pessoas prosseguem em isolamento domiciliar e cinco estão internadas. Três pacientes estão no Hospital Municipal em clínica médica, e outros dois em UTIs de hospitais de outros municípios.
Mongaguá
Mongaguá segue contabilizando 12 casos suspeitos de coronavírus e um descartado. Todos os suspeitos aguardam exames do Instituto Adolfo Lutz. Dez deles estão em isolamento domiciliar. Dois estão internados, sendo um no Hospital Regional de Itanhaém e um no Hospital Ana Costa, em Santos.
Peruíbe
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do município no fim da tarde desta sexta, atualmente são 42 casos suspeitos.
Bertioga
A Prefeitura informa que tem 35 casos suspeitos de coronavírus, porém nenhum confirmado. Duas pessoas estão em isolamento social, aguardando o resultado do exame para Covid-19.
Itanhaém
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Itanhaém possui 20 casos suspeitos do coronavírus, investigados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica da Cidade. Um dos pacientes monitorados com sintomas do novo coronavírus morreu na Cidade.
Sete pacientes estão internados, sendo seis no Hospital Regional de Itanhaém (um morador de Peruíbe) e outro que está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em Guarujá. Os demais casos estão em isolamento domiciliar.