Baixada Santista registra 11 mortes por meningite este ano

Por Sarah Quines/Agência Brasil e Santa Portal em 09/11/2025 às 18:00

Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Cinquenta e sete casos de meningite, com 11 mortes, foram registrados na Baixada Santista, litoral sul de São Paulo, entre janeiro e outubro deste ano. As informações são do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista.

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Os tipos virais e bacterianos têm maior potencial de produzir surtos e, por isso, são os de maior impacto à saúde pública.

Entre os sintomas estão dores fortes de cabeça, febre alta, náusea e rigidez na nunca. Em caso de suspeita de meningite, a recomendação é buscar atendimento médico imediatamente.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo reforça que a vacinação é a principal forma de prevenção contra a doença. As vacinas meningocócicas C e ACWY estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do estado. Em caso de sinais ou sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos, rigidez de nuca ou manchas na pele, a população deve procurar atendimento médico imediatamente.

Histórico recente de casos

Um novo caso de meningite bacteriana foi registrado na Baixada Santista, desta vez em Cubatão. O paciente é um homem de 38 anos, morador da cidade, que foi internado em Barueri no dia 3 de novembro.

De acordo com a Prefeitura de Cubatão, o tipo específico da bactéria ainda não foi identificado. A administração também não informou o estado de saúde do paciente. Em 2025, no total, foram quatro casos confirmados de janeiro a setembro com três óbitos no período, todos de adultos de 20 a 52 anos.

Casos de meningite já haviam sido confirmados em Praia Grande, em um menino de 2 anos que segue internado no Hospital das Clínicas de Mogi das Cruzes. No mesmo mês, o município também registrou a morte de uma menina de 11 anos diagnosticada com meningite bacteriana do tipo C.

Já em Santos, um estudante da Escola Municipal José Bonifácio, em Santos, foi diagnosticado com meningite viral, uma forma mais leve da doença. Na sequência, Santos confirmou um segundo caso em uma escola municipal. De acordo com a prefeitura, o estudante foi  diagnosticado com meningite bacteriana pneumocócica,

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.