Arqueólogo irá avaliar danos ao imóvel do antigo Escolástica Rosa
Por Carolina Iglesias em 26/08/2020 às 13:09
PRÉDIO HISTÓRICO – A Santa Casa de Santos (SCS) contratou uma auditoria arqueológica para avaliar os danos estruturais no antigo prédio do Escolástica Rosa, no bairro Aparecida. Devido à total degradação, o imóvel está desativado desde novembro de 2018, após ação do Ministério Público do Trabalho.
Um relatório de impacto do imóvel, que ficou por décadas sob a responsabilidade do Estado, será realizado pelo arqueólogo Manoel Gonzalez. O estudo será utilizado para a restauração da construção, tombada pelo patrimônio histórico.
Os trabalhos serão realizados em duas fases. A primeira será a elaboração de um relatório de impacto ao patrimônio para analisar e avaliar se houve alteração significativa da antiga ocupação do prédio.
Após este estudo, será iniciada a segunda fase, que é um complemento da limpeza e manutenção do imóvel. A entidade ainda não definiu o plano de restauro da edificação.
?O prédio ficou ocupado durante muito tempo e não sabemos que tipo de intervenção, e se houve qualquer intervenção, que tenha causado dano ao patrimônio. O primeiro passo, então, é avaliar se houve algum dano ou não. Se ocorreu, vamos ter que fazer um relatório levando isso para as autoridades competentes, para depois traçarmos um planejamento para realizar a limpeza do local?, explica o arqueólogo Manoel Gonzalez.
Antes da desativação, o prédio continha pontos de umidade, infiltração e áreas interditadas. Um laudo apontando irregularidades chegou a ser executado pela Seção de Vigilância e Referência em Saúde do Trabalho.
?Todo esse processo entre a execução do relatório e a conclusão da limpeza deve durar cerca de um ano. E o acompanhamento da limpeza será feita pela minha equipe, até para que nós não tenhamos qualquer dano ao imóvel?.
A expectativa é de que os trabalhos no local sejam iniciados ainda na próxima semana.