Após recuperação, três tartarugas são devolvidas ao mar, em Guarujá

Por #Santaportal em 26/08/2020 às 11:00

SOLTURA EM GUARUJÁ – O Instituto Gremar realizou a soltura de três tartarugas da espécie verde (Chelonia mydas) na Praia do Guaiúba, em Guarujá, na última terça-feira (25). O animal que passou mais tempo em recuperação no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos foi resgatado no dia 16 de janeiro, na Praia do Itaquitanduva, em São Vicente.

Ela possuía uma anilha de identificação, o que permitiu à equipe constatar que já havia a atendido no ano passado, entre os meses de abril e dezembro – e pelo mesmo motivo: alteração na flutuabilidade por conta de interação com resíduo sólido. 

Após a tartaruga defecar lixo e um exame radiográfico constatar a presença de mais resíduos, o que ocasionava a dificuldade na alimentação, foi necessário introduzir uma sonda esofágica para realizar a desobstrução. A tartaruga então ganhou peso e restabeleceu-se por completo, superando também uma anemia.

O segundo animal foi resgatado em Bertioga no dia 9 de junho, preso a um fio de pesca. O principal foco de sua reabilitação foi o tratamento de uma lesão na nadadeira anterior direita, que provocou problemas na circulação, sob risco de amputação. O anzol também atingiu a outra nadadeira e o pescoço, provocando lesões menores. O tratamento envolveu massagens e fisioterapia para diminuição do edema. Recuperada, ela atingiu o peso ideal e teve a amputação descartada.

Por fim, a terceira tartaruga apresentava sinais de afogamento e foi resgatada por bombeiros na Praia de Pernambuco, em Guarujá (SP), no dia 7 de julho.

Encaminhada ao Gremar, apresentou um quadro estável, mas com alterações nos exames clínicos que indicavam infecção. Após tratamento com antibióticos e boa evolução do quadro geral, ela foi transferida para um tanque com maior volume de água, onde apresentou comportamento natural ganhando peso e foi considerada apta à soltura.

 

noticia202082604298.jpg

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.