Anvisa anuncia que não há tripulantes doentes em navio que chegará ao Porto de Santos
Por #Santaportal em 16/02/2020 às 17:35
CORONAVÍRUS – A Anvisa divulgou nota hoje em seu site dizendo que não há nenhum tripulante doente com o novo coronavírus no navio Kota Pemimpin, de bandeira de Hong Kong, com previsão de chegada para a noite de amanhã no Porto de Santos. O próprio ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, escreveu em sua conta no Twitter mensagem de igual teor. “Até o momento, não há nenhum motivo para preocupação”, diz uma frase da nota do órgão.
Ontem, o Departamento de Vigilância em Saúde de Santos havia anunciado que tinha sido notificado pela Anvisa sobre dois tripulantes com sintomas suspeitos de novo coronavírus.
“Levando em conta o princípio da precaução e, mesmo não havendo nenhum caso abordo que se enquadre na definição de caso suspeito para Coronavírus pelo ministério da Saúde, a Anvisa irá a bordo da embarcação e fará, em conjunto com a vigilância epidemiológica de Santos, a avaliação clínica de todos os tripulantes. Também será feita uma avaliação sanitária completa da embarcação”, diz outro trecho da nota da Anvisa.
A Secretaria Municipal de Saúde também havia informado que a Anvisa é a responsável pelo controle sanitário no Porto de Santos, que é área federal, mas que irá apoiar a investigação epidemiológica na embarcação quando ela atracar no Porto de Santos. E que a rede municipal estará preparada para atender casos suspeitos da doença. Na quarta-feira (12), o órgão chegou a participar de um simulado no cais santista organizado justamente pela Anvisa.
“Importante esclarecer que o Porto de Santos dispõe de um plano de contingência para eventos de interesse em saúde pública que poderá ser acionado caso seja identificado algum risco sanitário ou epidemiológico em qualquer embarcação que atraque no porto. Por fim, ressaltamos que a Anvisa está preparada para tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança sanitária da embarcação e por conseguinte resguardar a saúde da população de Santos e do Brasil”, finaliza a nota da Anvisa.
Confira o texto na íntegra:
Nota de esclarecimento para população de Santos
Anvisa irá a bordo da embarcação e fará, em conjunto com a vigilância epidemiológica de Santos, a avaliação clínica de todos os tripulantes.
A Anvisa reforça a informação que não há nenhum tripulante doente no navio Kota Pemimpin, de bandeira chinesa. A embarcação chegará ao Porto de Santos na segunda-feira, dia 17 de fevereiro, e, até o momento, não há nenhum motivo para preocupação.
Levando em conta o princípio da precaução e, mesmo não havendo nenhum caso abordo que se enquadre na definição de caso suspeito para Coronavírus pelo ministério da Saúde, a Anvisa irá a bordo da embarcação e fará, em conjunto com a vigilância epidemiológica de Santos, a avaliação clínica de todos os tripulantes. Também será feita uma avaliação sanitária completa da embarcação.
Importante esclarecer que o Porto de Santos dispõe de um plano de contingência para eventos de interesse em saúde pública que poderá ser acionado caso seja identificado algum risco sanitário ou epidemiológico em qualquer embarcação que atraque no porto. Por fim, ressaltamos que a Anvisa está preparada para tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança sanitária da embarcação e por conseguinte resguardar a saúde da população de Santos e do Brasil.
OAB
A chegada prevista do navio Kota Pemimpin ao Porto de Santos rendeu também hoje uma carta da OAB – Seção São Paulo – Subsessão Santos, endereçada a Casemiro Tércio Carvalho, presidente da SPA (Santos Port Authority), antiga Codesp.
No documento, o órgão manifesta discordância com a permissão de que a embarcação atraque e reinvindicando que Casemiro Tércio “reconsidere a decisão e tome as providências necessárias ao retorno do navio, ou, alternativamente, considere submeter a tripulação à quarentena prevista para casos análogos sob fiscalização da Prefeitura Municipal de Santos e Anvisa, haja vista risco iminente à população de todo o território nacional”.
A carta é assinada por Rodrigo de Farias Julião (presidente), Roberto Luiz Pardini Ferreira de Almeida e Renato Gomes de Azevedo (respectivamente, presidente e secretário da Comissão de Direito Médico e da Saúde) e Maria Regina Henriques Vazquez Pimentel (presidente da Comissão de Saúde)/