Ambulante é agredido por guardas municipais no Centro de São Vicente
Por #Santaportal em 03/06/2020 às 10:13
POLÍCIA – Uma ação da Guarda Municipal de São Vicente gerou revolta entre quem presenciou o fato. Os agentes teriam agredido um ambulante no Centro da cidade e foram gravados por munícipes. As imagens no vídeo mostram os moradores tentando conter os guardas, que usavam spray de pimenta e um cão de guarda para intimidar as pessoas.
O acontecimento aconteceu ontem no fim da tarde na Rua Martim Afonso, rua famosa por reunir diversos comércios no município. As imagens mostram três guardas segurando o ambulante, que tentava se soltar, enquanto a população grita para que os policiais soltem o homem. Nos poucos minutos de vídeo, é possível ver um dos guardas espirrando o spray de pimenta nos olhos do rapaz e também nas pessoas que estavam em volta.
As imagens foram feitas pela produtora de eventos, Luciana Oliver, de 42 anos, que esperava para ser atendida em uma fila do lado de fora de uma das lojas próximas, ela conta que, além do homem que foi agredido, ainda tinham diversos ambulantes vendendo e expondo todo tipo de produto.
Assim que presenciou a agressão, Luciana passou a filmar a conduta dos guardas. As pessoas que estavam em volta tentaram ajudar, mas foram impossibilitados por conta do spray de pimenta. Mesmo sem agredir ninguém, o ambulante foi pressionado contra uma vitrine e agredido pelos policiais, que jogaram a mercadoria dele no chão. Após a ação, o homem foi levado para o 1º DP de São Vicente, onde foi elaborado um termo especificado por desacato, resistência, ameaça e posse de drogas para uso pessoal.
Em nota, a Prefeitura informou que a Associação Comercial de São Vicente solicitou, nesta terça-feira (2), apoio da fiscalização do comércio, por ter a presença de mais três ambulantes no local. Na abordagem, os fiscais foram recebidos com agressividade e ameaças. Por esse motivo, a Guarda Civil Municipal foi chamada, para dar apoio aos fiscais.
A Prefeitura ainda divulgou que os três vendedores ambulantes passaram a agir com violência, causando tumulto e foram levados à delegacia no final da confusão. Foi constatado ainda que os três já haviam passagem pela polícia, com um deles foi encontrado um entorpecente. A Prefeitura ainda destaca que repudia qualquer ato de violência e destaca que o trabalho dos fiscais é realizado de forma a coibir o comércio ilegal na cidade, como um exemplo dessa abordagem na terça-feira (2).
Assista ao vídeo:
