Alunos e professores de Santos são capacitados para prevenção de violência sexual

Por Santa Portal em 21/11/2021 às 18:10

Raimundo Rosa/ Prefeitura de Santos
Raimundo Rosa/ Prefeitura de Santos

Alunos gremistas e professores de Santos participaram da campanha ‘Prevenção de Violência Sexual Infantojuvenil’ e foram premiados na sexta-feira (19) em cerimônia. A ação foi uma parceria entre a Coordenadoria Municipal da Infância e Juventude (Cojuv) da Secretaria de Governo, Secretaria de Educação (Seduc) e o Rotary Club de Santos – Praia. 

Desde outubro, foram capacitados e orientados professores e alunos de grêmios de oito escolas da rede municipal de ensino: Monte Cabrão, Judoca Ricardo Sampaio, Lourdes Ortiz, Ayrton Senna, Avelino da Paz Vieira, José Carlos de Azevedo Jr, Florestan Fernandes e José da Costa Barbosa. 

A iniciativa promoveu debates para estimular pesquisas sobre o tema e incentivar a exposição de ideias sobre a violência sexual. A partir daí o assunto recebeu maior atenção por parte dos alunos, que puderam multiplicar o aprendizado com seus pares. Eles criaram uma campanha de prevenção em vídeo, que foi apresentada nas escolas participantes e ganhou as redes sociais. 

A comissão avaliadora, formada por integrantes do Rotary, Seduc, Cojuv e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), escolheu como o vencedor o grêmio da escola José da Costa e Silva Sobrinho (Piratininga). Os alunos receberam headfones e a professora ganhou uma caixa de som. O grêmio da escola Monte Cabrão e seus alunos também receberam prêmio surpresa (Revelação) pelo envolvimento na atividade.

Resultados positivos

O aluno Alexandre José dos Santos, 15 anos, integrante do grêmio vencedor, revela que o grupo buscou uma abordagem diferenciada. “Nós escolhemos tratar o assunto de uma forma mais leve, representando as crianças e os adolescentes por meio do girassol. Esse é um assunto muito delicado e foi importante falar sobre ele porque serve como um alerta, para a pessoa saber o que é, o que está acontecendo e poder denunciar”.

A professora orientadora do grupo, Joice Mendes, disse que foi desafiador abordar o assunto. “O resultado foi empolgante, envolvente e incrível. E atingiu o objetivo que era sensibilizar”.

A educadora em sexualidade e chefe da Seção de Políticas para Infâncias e Juventude da Cojuv, Christiane Andréa, destaca que a campanha é importante para proporcionar as discussões entre os adolescentes. “No lugar de ser aquele que simplesmente absorve os conteúdos, o aluno foi estimulado a pesquisar informações, expor ideias e debater o assunto. 

Foi recompensador ver o excelente resultado por meios dos vídeos. Eles nos emocionaram com suas criações”, disse a profissional responsável pelas formações.

A parceria do Rotary Clube Santos-Praia possibilitou a formação dos educadores/alunos e a premiação. O presidente da instituição, João Paulo Kramp, elogiou os trabalhos. “Ficamos bem impressionados com as produções que foram feitas pelas escolas. Parabenizamos o envolvimento e o dinamismo que foi a organização dessa proposta e pela coragem de tocar nesse assunto delicado de forma tão sensível”.

A secretária de Educação, Cristina Barletta, ficou emocionada com os resultados da iniciativa. “Agradeço as parcerias e parabenizo alunos e professores pela maneira como o tema foi abordado em todos os vídeos”. Já a vice-prefeita Renata Bravo ressaltou que “esse é o caminho certo para a Educação: o envolvimento de todos”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.