Padilha diz que empregos de avulsos serão mantidos e destaca investimentos no Porto
Por Santa Portal em 20/09/2024 às 15:00
Durante visita a Santos nesta sexta-feira (20), o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Alexandre Padilha, se reuniu com lideranças sindicais na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS). Segundo Padilha, os empregos dos trabalhados portuários avulsos serão mantidos.
“São trabalhadores muito importantes que fazem parte da história da cidade de Santos. São várias famílias e eu reafirmei para eles o compromisso desse Governo na manutenção dos empregos, sejam através de novas ações do Porto de Santos ou novos terminais, seguindo duas diretrizes: a manutenção, a ampliação e a qualificação de empregos e sempre analiando os impactos sobre a cidade. Vamos manter o diálogo permanente com os trabalhadores”, afirmou o ministro, que também destacou o plano de investimento de obras de infraestrutura no complexo portuário santista.
Dentre as principais obras de infraestrutura para a região está a construção do túnel Santos-Guarujá.
“A região é o maior polo de investimentos federais. São R$ 12 bilhões em investimento direto da Companhia Docas, envolvendo o túnel, o andamento dessa obra esperada há quase 100 anos”, disse Padilha, em entrevista coletiva.
Essas obras de infraestrutura serão executadas com o auxílio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Além da ligação seca, serão feitas a remodelação das avenidas perimetrais das margens direita e esquerda do Porto de Santos, bem como a dragagem de aprofundamento do canal de navegação.
“A dragagem colocará o Porto de Santos nos mesmos patamares das necessidades interncionais para receber maiores cargueiros”, concluiu.
Após a visita na sede da APS, Padilha se dirigiu até uma universidade da região. No período da tarde, o ministro vai participar da inauguração da farmácia do Núcleo de Atenção à Saúde e Cuidados Integrativos (Nasci), do Instituto de Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas (Adesaf), em São Vicente.
No final da tarde, ele estará no encontro com movimentos sociais da Baixada Santista, no Sindicato dos Servidores Públicos de São Vicente.