Uma ação realizada pela Associação Comercial de Santos (ACS), ACS Jovem e Instituto Ecofaxina promove a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, com atividades em Santos. Nesta sexta-feira (3), a Associação Comercial de Santos irá plantar uma muda de árvore. Já no domingo (5), a ACS Jovem, em parceria com Instituto Ecofaxina, fará a limpeza do Mangue próximo ao Jardim São Manoel. 





O plantio de árvore acontece às 16h, e contará com a presença de representantes da ACS na Praça Azevedo Júnior, no Centro Histórico de Santos. No local, será plantada uma muda de ingazeira, muito utilizada para o sombreamento dos cafezais. A árvore também era abundante na região onde hoje se localiza a ACS, antes conhecida como “Enguaguaçu” (corruptela de Inga gua açu).





O local da ação, próximo à ACS, também é conhecido como a Praça do Café, adotada pela Associação Comercial de Santos através da iniciativa da prefeitura ‘Adote uma Praça’. Desde então, a entidade vem colaborando na conservação e manutenção das áreas verdes do local, que já contou até com vários pés de café.





“Plantar uma árvore é pensar no futuro. É um gesto que demonstra nossa preocupação com o Meio Ambiente, pois queremos que não seja só para nós, mas sim para as próximas gerações. Além disso, é um ato que amplia a consciência de todos para a importância de proteger e preservar o planeta”, comenta Eduardo Lopes, Gerente Executivo da ACS.





Limpeza do mangue





Já no domingo (5), voluntários vão colocar a mão na massa e realizar uma ação de limpeza na área de Mangue, próximo ao Jardim São Manoel, em Santos. Uma parceria da ACS Jovem com o Instituto Ecofaxina na sua 145ª ação voluntária. O objetivo é conscientizar e envolver a população na luta pela preservação de mangues, rios e mares. 





"Essa é mais uma ação que vai alertar e informar sobre o impacto danoso causado pelo descarte irregular do lixo nas áreas de manguezal. O nosso ecossistema pede socorro e não podemos cruzar os braços. É preciso manter os mangues limpos, vivos e produtivos”, enfatiza Eduardo.





Somaram forças com a ACS Jovem e o Instituto Ecofaxina os seguintes órgãos e entidades: Prefeitura de Santos, Associação Comercial de Santos Jovem, Grupo Criando Valor, Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, Terracom Engenharia, UNISANTA, Década do Oceano, Cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto Oceanográfico da USP, GAM-SE, LIDE Litoral Paulista, Instituto Vedacit e MPB Fit Food.