Sinfônica homenageia os 479 anos de Santos em concerto especial
Por Santa Portal em 22/01/2025 às 11:00
Os dois maestros da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS), Luís Gustavo Petri e José Consani, dividirão o palco do Teatro Municipal Braz Cubas, na próxima sexta-feira (24), às 20h30, em concerto comemorativo aos 479 anos da cidade. Três compositores foram escolhidos para integrar o repertório: o italiano Ottorino Respighi; o norueguês Edvard Grieg e o tcheco Antonín Leopold Dvořák.
O passeio pelas obras musicais terá início com ‘Antiche danze ed arie’, Suíte 3, do compositor, musicólogo, pianista, violista e violinista Ottorino Respighi. A Suíte 3 da obra é inspirada em canções de alaúde de Besard, uma peça para guitarra barroca de Ludovico Roncalli, e peças de Santino Garsi da Parma.
Na sequência, o público aprecia ‘Peer Gynt’, Suíte nº 1, do compositor e pianista Edvard Grieg. O trecho faz parte da peça teatral Peer Gynt, do dramaturgo Henrik Ibsen e é composto por vários movimentos, entre os quais Atmosfera Matinal, A Dança de Anitra, Na Mansão do Rei das Montanhas e Ases Tod.
Para finalizar o espetáculo, ‘Sinfonia 8’, de Antonín Dvořák. Trata-se da segunda sinfonia mais conhecida do compositor tcheco, depois da 9ª, ‘Do Novo Mundo’. Foi composta por ocasião da eleição de Dvořák para a Academia Boêmia de Ciências, Literatura e Artes. Mesmo consideravelmente mais leve que a anterior, a sinfonia não deixa de ser interessante sob vários aspectos, como a orquestração, a forma e a inventividade temática.
Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no dia do concerto, na bilheteria do teatro, a partir das 19h.