Projeto destaca pioneiros da cultura geek em Santos com livro, exposição e bate-papos
Por Santa Portal em 16/01/2025 às 16:00
A cultura geek de Santos, reconhecida nacionalmente, ganha um importante registro histórico com o projeto “Pioneiros da Cultura Geek em Santos”, idealizado pelo jornalista André Azenha e contemplado pelo Facult. O primeiro volume, com 60 páginas, traz artigos e crônicas sobre personagens e instituições que foram essenciais para a construção desse universo na cidade.
Figuras como Alexandre Valença Alves Barbosa, o Bar, Rogério Vieira de Simone e Fábio Gomes Ribeiro, que trabalharam na editora HQM e receberam o prêmio HQMIX, além de artistas como Flávio Calazans, Emílio Baraçal e Fábio Tatsubô, que coordenou a Gibiteca, são alguns dos nomes retratados. Instituições como a Gibiteca Municipal, Cine Roxy e Moove Games também ganham destaque na obra, que será lançada no dia 24 de janeiro, sexta, às 19h, na Burgerama (Avenida Pedro Lessa).
O livro, com capa em papel cartão e miolo em papel offset 90 gramas, é editado por André e Paula Azenha e conta com uma capa assinada por Wanderley Augusto Camargo. O valor promocional será de apenas 20 reais, tornando a obra acessível ao público. A exposição que acompanha o lançamento, com 20 painéis em tamanho A3, traz fotos inéditas e conteúdos complementares e tem diagramação e concepção visual da artista Márcia Okida.
Na sequência, bate-papos e lançamentos serão realizados em outros espaços públicos da cidade, como o Instituto Arte no Dique, na Zona Noroeste de Santos.
O projeto também conta com um blog, culturageeksantos.blogspot.com, que traz entrevistas detalhadas com alguns dos personagens retratados, além de conteúdo exclusivo. Este é apenas o início de uma coleção que, nos próximos volumes, abordará outras figuras e movimentos, incluindo o universo dos animes, cosplayers, quadrinistas e produtores culturais.
O livro é publicado pela Cinezen Edições Literárias, que já lançou quase 20 obras celebrando o cinema e a cultura em geral. O autor, André Azenha, é jornalista, produtor cultural, professor universitário e crítico de cinema. Ele já realizou mais de 300 eventos culturais, entre festivais, exposições, lançamentos de livros, apresentações musicais, debates e pré-estreias de filmes exclusivos – mais de 100 voltados para a cultura geek.
André é autor de livros sobre Batman, cinema e cultura pop, e já promoveu iniciativas relacionadas a quadrinhos na Gibiteca, no Cine Roxy e no Arte no Dique, com a PalafitaCon. Entre suas obras estão a autobiografia do crítico de cinema Rubens Ewald Filho, o livro Culturalmente Santista 10 Anos, com entrevistas de artistas da região, a Coletânea CineZen, com relatos de artistas e agentes culturais, e Santos, seus bairros, seus cinemas, sobre os cinemas de rua da cidade. Ele também dirigiu, em parceria com Wanderley Augusto Camargo, o documentário Fábrica de Sonhos, sobre os 90 anos do Cine Roxy.
Ainda para este ano, André prepara o livro Noitadas Musicais, shows em Santos nos anos 2000. Dessa maneira, o autor tem contribuído significativamente para o registro histórico e cultural da cidade.