Pesquisadora santista lança livro sobre diversidade nos quadrinhos
Por Santa Portal em 11/12/2025 às 11:00
A pesquisadora santista Daniela Marino está lançando livro sobre diversidade nos quadrinhos para celebrar os 10 anos do site Mina de HQ, do qual ela é coordenadora editorial. A Mina de HQ, idealizada pela jornalista Gabriela Borges, que também é autora do livro, é o único site brasileiro dedicado a divulgar o trabalho de quadrinistas mulheres, pessoas trans e não-binárias.
Este livro é, ao mesmo tempo, manifesto e celebração. Reúne dez anos de conquistas, memórias e afetos da Mina de HQ, projeto que transformou o modo de ler, pensar e produzir histórias em quadrinhos no Brasil. A publicação costura diferentes vozes, narrativas e territórios em torno da diversidade e da representatividade na cena – um mosaico de experiências que afirma a pluralidade como força criativa e política, e celebra mulheres cis e pessoas trans no campo das HQs. Mais do que registro, é um convite para percorrer trilhas de leitura, revisitar memórias coletivas, conhecer artistas das cinco regiões do país e vislumbrar futuros possíveis – para nossa sociedade e para o mundo dos quadrinhos.
O lançamento será realizado nesta sexta-feira, dia 12 de dezembro às19h, na Livraria Megafauna do Copan, em São Paulo. O evento contará com bate-papo mediado pela jornalista Tatiana Vasconcellos (CBN), com participação das autoras e da quadrinista Helô D’Angelo, ilustradora da capa do livro. Em seguida, haverá uma sessão de autógrafos.
Dani Marino é uma das mais proeminentes pesquisadoras de histórias em quadrinhos do Brasil. Com vasta produção sobre quadrinhos feitos por mulheres e questões de gênero, é pesquisadora com mestrado em Comunicação e doutora em ciência da Informação pela USP. Também produziu uma história em quadrinhos e coorganizou o livro Mulheres e Quadrinhos, sobre a produção feminina no Brasil e ganhou dois troféus HQMIX por ele.
Como coordenadora editorial da Mina de HQ, ela é convidada frequente em todos os grandes eventos de quadrinhos do Brasil, incluindo o maior deles, a CCXP, além de ser jurada de premiações como o HQMIX.
Autoras: Gabriela Borges e Dani Marino
Edição: Livia Almendary
Projeto gráfico: Vânia Medeiros | Conspire Edições
Capa: Helô D’Angelo
Revisão: Juliana Cury Rodrigues | Algo Novo Editorial
Lançamento: dezembro de 2025
Dimensão: 15,8 cm x 22,6 cm (livro); 37,5 cm x 60 cm (pôster)
ISBN: 978-65-985331-4-4
Mais informações e compra: https://kipuka.com.br/titulo/quadrinhos-diversidade-e-insurgencia/