Museu de Santos recebe exposição e revela nova geração de fotógrafos da Baixada Santista

Por Santa Portal em 18/08/2024 às 07:00

Divulgação
Divulgação

O Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) se prepara para receber a exposição [IN] Foco, que estreará na próxima segunda-feira (19) e ficará em exibição até 19 de outubro. Organizada pelo Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), a mostra reunirá o trabalho de 20 fotógrafos emergentes da Baixada Santista.

A seleção dos artistas foi baseada na qualidade técnica e na originalidade das fotos, e atraiu um número surpreendente de inscrições. Entre os 400 candidatos, apenas 20 foram escolhidos para a exposição. “Estamos muito felizes com a resposta ao projeto. Isso mostra que a arte ainda encanta as pessoas e que há um grande interesse na região por estudos em fotografia. Nosso objetivo é oferecer novas oportunidades”, explica Thiago Catelani, coordenador de produção do ISPAC.

Após essa etapa, os fotógrafos participaram de dois laboratórios conduzidos pelo Prof. Dr. Carlos Zibel, reconhecido por inúmeros trabalhos de curadoria na região. O primeiro seminário, realizado em 15 de junho, focou nas questões gerais da fotografia, analisando a arte fotográfica à luz dos métodos tradicionais de avaliação de obras de arte, como arquitetura, pintura e escultura.

No segundo seminário, realizado em 22 de junho, os participantes foram desafiados a produzir novas fotografias que interpretassem o tema “Baixada Santista”. “O objetivo era que os fotógrafos explorassem aspectos culturais, tipologias de pessoas ou composições livres, sempre referenciando a região. Observamos um desenvolvimento significativo nas imagens enviadas, refletindo a evolução do trabalho dos participantes,” conta o curador. Durante este laboratório, o material foi comparado com o portfólio original dos participantes, permitindo uma análise aprofundada das mudanças e melhorias.

Cada fotógrafo vai expor duas obras na exposição. Participam da mostra Ana Carolina Dudnik, Caio Laranja de Moura, Cristina Ferreira Santana, Danielle Gonçalves Rosa, Eduardo Castro da Silva, Elio Fonseca Junior, Everton Roberto de Oliveira, Evilazio Silva Lima, João Victor Brandino Veloso, João Victor De Souza Oliveira, Júlia Oliveira, Kim Liedmann, Liliane Leal dos Santos, Luiz Felipe Bernardo Lima, Miguel Sicurela dos Santos Melo, Olívia Guimarães de Oliveira, Patricia Florindo Martins (Patricia Flor), Ronaldo Gutierrez, Simão Paulo Gonzaga Filho e Yuri Sidney Correia Guilherme.

A escolha do Miss como local da exposição não é por acaso. Criado há 27 anos, o Museu da Imagem e do Som de Santos é um centro cultural dedicado à preservação e promoção das artes e da história da cidade. “O Miss desempenha um papel crucial na cultura local e estadual, e esta exposição contribuirá para atrair mais visitantes e fortalecer ainda mais a importância do museu”, afirma Catelani. A iniciativa também vai incluir visitas escolares, proporcionando uma experiência educativa para crianças e jovens.

Além da exibição, será impresso um catálogo com as fotos expostas por cada um e a análise crítica do curador sobre essas obras. “Acreditamos que esse material vai facilitar a introdução do artista na carreira fotográfica”, ressalta Zibel. Para mais informações e atualizações sobre o projeto, é possível visitar o perfil do Instagram: @expoinfoco.

Serviço – Exposição (IN) Foco.

Data: de 19 de agosto a 19 de outubro de 2024 (segunda a sexta-feira).

Horário: 8h às 18h.

Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss).

Entrada gratuita.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.