Lúcia Teixeira é palestrante do Salão de Ideias da Bienal do Livro de São Paulo
Por Santa Portal em 04/09/2024 às 11:00
A mesa “Revisitando as gavetas de Pagu: uma conversa com Lúcia Teixeira”, biógrafa de Pagu, será na próxima segunda-feira (9), das 11h45 às 13 horas, no Salão de Ideias da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A autora será entrevistada pela jornalista Tatyane Leite, criadora do projeto Vá Ler um Livro.
A proposta da mesa é a análise dos manuscritos inéditos de Patrícia Galvão, compilados em Os Cadernos de Pagu, um apanhado de textos, esboços, rabiscos e fotos. O livro, com organização e notas da escritora Lúcia Teixeira, biógrafa de Pagu, é publicado pelas editoras Nocelli (um selo para publicações especiais da Editora Reformatório) e Unisanta.
Lúcia é também autora da Trilogia Pagu – Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo, Croquis de Pagu e Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão, indicado ao Prêmio Jabuti 2011. Profunda conhecedora da vida e obra de Pagu, Lúcia criou em Santos o Centro Cultural Pagu Unisanta, com mais de três mil documentos sobre Patrícia Galvão.
“Nesses cadernos está registrado o tempo particular de Pagu, surpreendente e único, com seu modo vivo de pensar e de escrever o mundo”, diz Lúcia Teixeira. Para ela, Pagu continua sendo “a voz que clama, em um mundo ameaçado pela morte e desintegração, como o que vivemos, pela conciliação necessária do papel do pensador, do escritor, entre o trabalho e a cultura. Fico muito feliz pela oportunidade de falar sobre ela na Bienal do Livro de São Paulo”.
Doutora e mestre em Psicologia da Educação, Lúcia Teixeira é educadora, psicóloga, pesquisadora e escritora, recebeu relevantes prêmios no Brasil e no exterior e indicações para o Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira. É autora de 12 livros nas áreas de Educação, Literatura, Psicologia e temáticas infantojuvenis. É presidente da Universidade Santa Cecília – Unisanta e do Colégio Santa Cecília, em Santos, e presidente do Semesp, entidade que representa as instituições de ensino superior do país.
Sobre a Bienal
O Salão de Ideias, com a curadoria de Leonardo Neto, pela CBL, e Clivia Ramiro e Tiago Marchesano, pelo Sesc SP, traz grandes nomes para gerar discussões atuais sobre questões de relevância social e cultural. Para esta edição, a Bienal convidou 683 autores nacionais e 33 internacionais, em mais de 2.000 horas de programação cultural nos 13 espaços oficiais do evento, com atividades voltadas ao universo literário, e aproximadamente 3,5 milhões de livros.
Os Cadernos de Pagu – manuscritos inéditos de Patrícia Galvão
Com organização e notas da escritora Lúcia Teixeira, biógrafa de Pagu, o livro chega para lançar luz sobre a vida e obra de Patrícia Galvão. A autora apresenta cinco cadernos manuscritos inéditos de Pagu, no período de 1920 a 1960 (até sua morte), revelando aspectos desconhecidos, desde a incursão dela no Modernismo Antropofágico, a produção de texto na fase de adesão político-partidária, seus primeiros passos como dramaturga, em peças teatrais inéditas, a partir de 1931, além de escritos sobre literatura e outros escritores e algumas cartas para Oswald de Andrade e Geraldo Ferraz, entre outros destinatários.
Bienal do Livro de São Paulo
Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana – São Paulo
Idade: livre para todas as idades. Crianças de 12 anos ou menos e idosos com 60 anos ou mais têm acesso gratuito
Ingressos: R$ 35,00 (inteira) e R$ 17,50 (meia entrada)
Horários
De segunda a sexta-feira, das 09h às 22h; sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 22h (exceto dia 15/09, que será das 10h às 21h, com acesso ao evento até as 19h).