Ivani Cardoso estreia na literatura de ficção com 'Verdades Inventadas'

Por Santa Portal em 23/04/2025 às 11:41

Divulgação
Divulgação

Não há idade certa para realizar um sonho. Depois de mais de 50 anos de Jornalismo, livros biográficos e institucionais, a jornalista Ivani Cardoso, 72 anos, lança em maio Verdades Inventadas, pela Editora Reformatório, com 42 contos e crônicas que parecem fragmentados, mas no fundo acolhem personagens que se parecem nos sonhos, nas loucuras, na melancolia do cotidiano. Nestes textos breves, às vezes brevíssimos, encontramos personagens que teimam em sair do chão para não pisar nas lacunas que parecem não fazer mais sentido. Os lançamentos acontecerão em Santos e São Paulo.

“Há situações ásperas como a vida; situações voláteis que se alternam com o tempo de maturação para descobrir novos caminhos. Há um pouco de humor, sim, um humor bastante particular e sagaz, sobretudo quando estamos diante do universo feminino que a autora retrata com tanta proximidade. Um humor refinado que rapidamente se dispersa diante de dramas de desencontros requentados nas memórias escorregadias. Talvez você goste, talvez não. A autora, como todos nós, corre o risco escolhido de se jogar no escuro. Mas uma coisa não podemos negar: ela segue firme, procurando sua voz, em cada página deste livro, mesmo que seja na companhia de uma pequena lagartixa de borracha”, diz o editor Marcelo Nocelli.

O prefácio é do escritor Ignácio de Loyola Brandão, que teve um papel importante neste caminho. Há décadas Ivani participou de uma oficina que ele fez em Santos (SP) e desde então abriu as janelas para outro tipo de escrita. Ele comenta:

“Nos perdemos de vista, ela fez jornalismo, nos distanciamos, e agora, surgiu com este livro de contos. Este. Atravessei-o do fundo para a frente. Depois, da frente para o final. E me deparei com uma escritora que me incomodou, e quando incomoda é porque está nos testando, às vezes irritou, mas, acima de tudo, me encantou, porque não faz concessões. Ivani atravessa lados da vida que evitamos e escondemos e nos afligem, ainda que tenham humor, manipulando-os como uma controladora de títeres movendo cordéis. Veja histórias como Voltar ao pó, Noites de terror, O batom da mãe, Recontar. Para citar apenas algumas em que ela faz você gritar: aqui sou eu, acontece comigo, que irritante, por que não tomar tal atitude? O que vai dentro desta cabeça? Pobres pessoas, malditos sofrimentos, ansiedades, buscas. A cada texto você questiona: estivesse nesta situação, saberia o que fazer?”

“É um grande desafio lançar um livro, principalmente para quem sempre adorou ler e tem referências de autores renomados e essenciais, como Clarice Lispector, minha preferida, ou o húngaro Sándor Márai, dono de escrita refinada, introspectiva e psicológica que provoca reflexões e a vontade de ler e conhecer mais a sua obra. Chega um momento que você sente que é agora ou nunca, não dá mais tempo de ficar preocupada com a opinião dos outros e sim com o sonho. E este, hoje, é o meu”, define a autora.

Lançamentos

  • Santos – 12/05/2025
  • Bar Heinz
  • Das 18h30 às 21 horas
  • R. Lincoln Feliciano, 104 a 118 – Boqueirão, Santos

  • São Paulo – 17/05/2025
  • Livraria da Vila Shopping Pamplona
  • Rua Pamplona, 1704
  • Horário: das 11 às 13h30

Livraria da Vila Pamplona

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.