Encenação 2025 traz aos espectadores uma experiência com acessibilidade e imersão
Por Santa Portal em 22/01/2025 às 06:00
“Agora o povo não ficará mais na chuva!” A fala do personagem “Zé”, interpretado por Christian Malheiros dá início à tradicional Encenação da Fundação da Vila de São Vicente trazendo referência a mais uma novidade deste ano para o maior espetáculo em areia de praia do mundo: todas as arquibancadas cobertas.
“Estou muito feliz com esse novo formato da Encenação, como nunca visto antes. Todo mundo em área coberta, evento muito mais interativo e animado”, destaca o Prefeito de São Vicente, Kayo Amado.
Pensando em proporcionar uma experiência completa a todos os espectadores, o espetáculo conta com uma área imersiva inédita, onde os visitantes vivenciam momentos históricos, interagem com cenários e personagens que retratam a fundação da primeira cidade do Brasil.
Outra novidade é a área de acessibilidade, uma arquibancada preparada e equipada para receber Pessoas com Deficiência (PCD), conta com rampa e espaços para cadeirantes, intérprete de libras e um acesso direto a um banheiro adaptado.
A área reforça o compromisso do evento em tornar o espetáculo inclusivo, permitindo que mais pessoas possam prestigiar essa emocionante celebração cultural:
“Todos os anos eu venho, mas esse ano foi ainda mais especial por conta desse novo espaço, desde o momento em que cheguei foi tudo muito bom” relata Lucas Shinaiver, ativista da causa PCD e morador do Itararé.
Para os atores, a chance de participar de um evento tão importante e com essa estrutura é imensurável: “Estou com as expectativas altas para o evento, dá para ver que o Prefeito se empenhou muito na nova organização” afirma Theo Felipe, de 11 anos, membro do elenco infantil.
“A troca com o público é sempre muito boa, é uma experiência maravilhosa” afirma Júlia Yamaguchi, atriz que dá vida à Ana Pimentel, personagem emblemática na história da cidade.
Já o ator vicentino Renato Lima, escolhido para viver Martim Afonso coleciona uma gama de personagens ao longo de várias encenações das quais já participou , mas, afirma que esta é especial: “ É uma honra imensa para mim, sou filho da Secretaria de Cultura de São Vicente”.