Como foi a passagem de Maria Callas, vivida por Angelina Jolie, pelo Brasil
Por Folha Press em 20/01/2025 às 10:46
A vida de Maria Callas volta à tona agora, com o lançamento da cinebiografia de Pablo Larraín, com a atriz Angelina Jolie interpretando o papel principal. Uma das maiores cantoras da história, Callas esteve no Brasil, ainda no auge de sua carreira. Em 1951, se apresentou no Theatro Municipal de São Paulo e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Na capital paulista, faltou à récita de “Aida”, ópera de Giuseppe Verdi, que abriria a temporada. Cantaria no mês seguinte em montagens de “Norma”, de Vincenzo Bellini, e “La Traviata”, também de Verdi. Na época, a crítica paulistana não poupou a “prima donna”. Comentava-se, à época, que a soprano teve dificuldades para transitar no registro grave, em cenas de expressão dramática.
No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, interpretou novamente o papel-título de “Norma” e cantou em um recital beneficente. Em uma das noites, protagonizou um de seus ataques, dando origem à rivalidade com a também soprano Renata Tebaldi. Numa das récitas, a italiana resolveu dar um “bis”, enfurecendo a concorrente. Callas, diz a lenda, altercou-se com o diretor da temporada, Barreto Pinto, e desferiu um tinteiro de mármore em sua cabeça.