20/01/2026

Billie Eilish critica Trump e ICE e diz que ninguém está seguro nos Estados Unidos

Por Folha Press em 20/01/2026 às 11:44

Reprodução
Reprodução

Billie Eilish criticou o governo de Donald Trump ao receber o prêmio Martin Luther King Junior de justiça ambiental, em Atlanta, no último final de semana. Em seu discurso, ela afirmou que a justiça ambiental parece cada vez mais distante diante do endurecimento das políticas migratórias nos Estados Unidos e do enfraquecimento de ações contra a crise climática.

“É muito estranho ser celebrada por trabalhar em prol da justiça ambiental num momento em que ela parece mais inalcançável do que nunca, diante do estado atual do nosso país e do mundo”, disse Eilish.

“Estamos vendo nossos vizinhos serem sequestrados, manifestantes pacíficos sendo agredidos e mortos, nossos direitos civis sendo retirados, recursos para combater a crise climática sendo cortados em favor dos combustíveis fósseis e da agropecuária que destroem o planeta, e o acesso das pessoas à alimentação e à saúde se tornando um privilégio dos ricos, em vez de um direito humano básico para todos os americanos”, afirmou a cantora.

“Está muito claro que proteger o nosso planeta e as nossas comunidades não é uma prioridade para este governo”, acrescentou.

A crítica da cantora às políticas de imigração de Trump está relacionada a atuação do ICE, o Immigration and Customs Enforcement, braço do governo que fiscaliza a entrada de pessoas nos Estados Unidos e que vem causando comoção pública ao abordar e prender de forma truculenta pessoas em meio às ruas. No início do mês, Renee Nicole Good, uma americana, foi morta a tiros por um dos agentes do ICE.

Na ocasião, Eilish fez publicações no Instagram condenando o ICE e chegou a classificar a agência como “um grupo terrorista financiado e apoiado pelo governo federal, subordinado ao Departamento de Segurança Interna, que não fez nada para tornar nossas ruas mais seguras”. Ela também compartilhou um memorial com a lista de 32 pessoas que morreram sob custódia do ICE ao longo de 2025, um dos anos mais letais da agência desde sua criação, em 2003.

Conhecida por usar premiações como espaço para posicionamentos políticos, Eilish já havia defendido a redistribuição de riqueza em eventos anteriores e destacou que sua última turnê arrecadou US$ 11,5 milhões para doações, cerca de R$ 61,6 milhões.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.