11ª edição do Santos Film Fest abre inscrições para filmes de todo o Brasil
Por Santa Portal em 24/02/2025 às 06:00

O Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos chega à sua 11ª edição, que ocorrerá de 24 de junho a 2 de julho, ocupando mais de dez espaços culturais da cidade. Neste ano, o tema central será “Histórias que ecoam, lições que permanecem”, destacando a importância de preservar a memória de artistas, momentos históricos e também de eventos difíceis que não podem ser esquecidos para que não voltem a acontecer.
Nesse contexto, o festival prestará homenagens a Chico Gomes, músico pioneiro do contrabaixo, e ao cineasta santista Rodiney Assunção, ao diretor Guilherme de Almeida Orado e à atriz Imara Reis. A programação contará com pré-estreias, mostras competitivas regionais e nacionais (com curtas e longas-metragens), mostras retrospectivas, virada cinematográfica, sessões de cinema azul para pessoas com deficiência, sessões infantis, palestras, bate-papos, lançamentos de livros e tributos a personalidades do audiovisual.
As inscrições podem ser feitas clicando aqui. Em 2025, o festival conta com duas novas categorias: a Mostra de Curtas Universitários e a Mostra de Filmes Periféricos. Este último só será válido se o diretor ou produtor morar em área de vulnerabilidade social, retratando o cotidiano dessas áreas.
A abertura, em 24 de junho, apresentará a pré-estreia nacional do documentário Chico Gomes: Triplo Domínio, dirigido por Rodiney Assunção. O filme celebra a trajetória de Chico Gomes, baixista profissional desde 1972 e criador da técnica inovadora conhecida como Triplo Domínio, que permite a execução simultânea de baixo, harmonia e melodia em um único instrumento. Para isso, ele desenvolveu contrabaixos especiais de 7 ou 8 cordas, proporcionando uma sonoridade única que impressiona por parecer resultado de três músicos tocando juntos.
Além de homenagear Chico Gomes, o festival prestará tributo ao cineasta santista Rodiney Assunção, reconhecido por sua dedicação ao registro de momentos históricos, instituições e artistas da região por meio de documentários. Assunção é um dos poucos diretores locais a construir uma carreira consistente em longas-metragens documentais, destacando-se por obras que exploram a cena cultural santista.
Guilherme de Almeida Prado, nascido em Ribeirão Preto, é um destacado diretor, roteirista, produtor e montador do cinema brasileiro. Iniciou sua carreira como assistente de direção na Boca do Lixo paulistana, trabalhando com cineastas como Ody Fraga e David Cardoso. Formado em engenharia civil, sempre manteve sua paixão pelo cinema, realizando filmes em super-8 durante seus estudos. Entre suas obras mais reconhecidas estão A Dama do Cine Shanghai (1988), Perfume de Gardênia (1992) e A Hora Mágica (1998), filmes que evidenciam sua habilidade em criar narrativas envolventes e atmosferas únicas.
Além disso, Guilherme foi premiado como melhor roteirista nacional pelo álbum em quadrinhos Samsara (1991), desenhado pelo argentino Hector Gómez Alisio.
Carreira de Imara Reis
Imara dos Reis Ferreira, conhecida como Imara Reis, nasceu no Rio de Janeiro em 14 de fevereiro de 1948. Com uma carreira que se estende por mais de cinco décadas, Imara é uma atriz e diretora teatral renomada no Brasil. Formada em Letras pela Universidade Federal Fluminense, onde também se dedicou ao teatro, integrou o Grupo Laboratório ao lado de nomes como Tonico Pereira. Ao longo de sua trajetória, Imara conquistou diversos prêmios, incluindo três Kikitos no Festival de Gramado e três troféus no Festival de Brasília.
No cinema, destacou-se em filmes como Flor do Desejo (1983), Sonho Sem Fim (1986) e Onde Andará Dulce Veiga? (2007). Além disso, teve participações marcantes na televisão brasileira, em novelas e minisséries. Em 2023, foi agraciada com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Fluminense, em reconhecimento à sua contribuição às artes.
Toda a programação do Santos Film Fest será gratuita. As inscrições para as mostras competitivas já estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial do festival. Este ano, o evento inaugura duas novas categorias: Mostra de Curtas Universitários e Mostra de Filmes Periféricos. O regulamento completo e o formulário de inscrição estão disponíveis online, sem taxa para participar.
Considerado o maior e mais importante festival de cinema do litoral paulista, o Santos Film Fest foi o primeiro da cidade a incluir mostras competitivas de curtas e longas-metragens. Em 2023, foi finalista do Prêmio Governador do Estado como um dos cinco melhores projetos de audiovisual de São Paulo. O festival é realizado pelo Instituto Cinezen Cultural, fundado pelos produtores André e Paula Azenha.
Desde sua criação como um site de cinema em 2009, o instituto tem se destacado por iniciativas como o próprio Santos Film Fest, o projeto Culturalmente Santista, o Fórum Cultural e Criativo de Santos, o Cine Comunidade Santos (cinema itinerante de formação de plateia), o Geek Comunidade Palafitacon, o Festival Batman Day e a Cinezen Edições Literárias, que já publicou quase 20 livros, alguns reconhecidos em premiações.
A identidade visual desta edição do festival é assinada pela designer Márcia Okida. A direção geral do evento é de André Azenha, e a direção de produção fica a cargo de Paula Azenha.
Histórico do Santos Film Fest
O embrião do festival foi a Mostra Cine Brasil Cidadania, realizada no Sesc Santos em 2014 e 2015, que, de maneira pioneira, trouxe longas inéditos à região, sempre acompanhados de bate-papos com seus respectivos diretores e produtores. Com a inclusão de filmes estrangeiros, a mostra se transformou no Santos Film Fest em 2016. Já em sua segunda edição, o festival foi oficialmente incorporado ao Calendário Oficial da Cidade de Santos.
Em 2018, o evento se tornou o primeiro festival cinematográfico de Santos a exibir mais de 100 longas-metragens em uma única edição. Ao longo dos anos, o festival já alcançou mais de 500 mil pessoas e homenageou nomes importantes do cinema brasileiro, como Rubens Ewald Filho, Luciano Quirino, Ondina Clais, Sérgio Rezende, Júlia Rezende, Carol Castro, Paulo Betti, Ângela Zoé, Daniel Rezende, Márcia Okida, Wanderley Augusto Camargo, Toninho Campos, Eliane Caffé e Waldemar Lopes.
Além disso, o evento já contou com a participação de figuras influentes do cinema e da cultura nacional, como Rita Von Hunty, e sempre se destacou por oferecer pré-estreias exclusivas. Entre os destaques, estão a exibição especial de Turma da Mônica: Laços, com a presença do elenco e do diretor, a pré-estreia de Indiana Jones 5 e o lançamento de um longa-metragem do influenciador Luccas Neto no festival.
Para mais informações e inscrições, visite o site oficial do Santos Film Fest. Outras informações: @santosfilmfest e www.santosfilmfest.com