Secretário de Portos comenta possível saída de Márcio França do Ministério
Por Santa Portal em 18/08/2023 às 15:48
O secretário nacional de Portos, Fabrizio Pierdomenico, comentou, nesta sexta-feira (18), a possível saída do ministro Márcio França do Ministério de Portos e Aeroportos. A declaração foi feita no segundo dia e último dia do VI Congresso de Direito Marítimo e Portuário da ABDM, que acontece no Hotel Sheraton, em Santos.
Pierdomenico não garantiu se continuará na pasta em caso de troca de ministro. “Não sei se saio ou se fico”, disse. A movimentação em Brasília, que vem ocorrendo há alguns dias, é devido à minirreforma ministerial do Governo Lula.
Nos últimos dias foi especulado que o Ministério de Portos e Aeroportos foi oferecido ao Republicanos e o nome indicado ao cargo foi o do deputado federal Silvio Costa Filho (PE). A nomeação pode sair nos próximos dias. O Santa Portal apurou que Márcio França pode assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, atualmente sob gestão do vice-presidente Geraldo Alckmin.
“O ministro Márcio França sai com um legado, sai com uma liderança de quem conduziu um processo que não vai ter e não pode ter descontinuidade”, afirmou Pierdomenico durante o painel.
Minutos após o painel, Pierdomenico foi mais comedido ao falar sobre o assunto. “Na verdade, eu estou sabendo justamente pela imprensa. Até agora não tive nenhuma conversa oficial em relação a isso. Mas o que tudo indica e as conversas que tive internamente lá na secretaria e no ministério é que de fato vai haver essa troca em função de um rearranjo da base de apoio do Governo Federal. É normal, isso faz parte da política, é um governo de coalizão. As trocas são naturais e nós precisamos entender”.
Apesar de normalizar uma possível troca, o representante da pasta lamentou a situação. “Lamento porque o ministro Márcio França vinha fazendo um excelente trabalho na área portuária, dando total liberdade para a gente trabalhar, formar equipe, mas faz parte. Vamos esperar se vai confirmar isso”.
Para o secretário, haverá um processo de adaptação, caso a troca seja confirmada. “O ministro Márcio por ser aqui de Santos, conhecer a realidade da Baixada, foi prefeito de São Vicente, governador do Estado, a questão portuária para ele é muito presente. Quando sento com ele para debater sobre o Porto, ele tem um conhecimento prévio, o que torna mais fácil conversar com alguém que entende, uma proximidade com o tema”.
Apesar disso, ele não crê em mudanças drásticas na sequência. “O presidente continua sendo o mesmo, Luiz Inácio Lula da Silva. O que está sendo feito é uma troca de comando setorial, mas a linha política deve permanecer a mesma. São atores diferentes tocando, mas com a linha política igual”.
O secretário nacional de Portos foi um um dos debatedores do sétimo painel do Congresso, intitulado Perspectivas Para o Setor Portuário e Hidroviário. Também participaram da mesa o diretor da Eldorado Brasil Celulose, Flávio da Costa Rocha, e o diretor-presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva.
Além da possível saída de França do Ministério, o secretário também destacou a intenção do arrendamento de terminais no Porto de Santos e investimentos no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal, no valor de R$ 14 bilhões.
O VI Congresso de Direito Marítimo e Portuário da ABDM tem o patrocínio da Centronave, Sopesp, Praticagem, Santos Brasil, Fenamar, Ciesp, Eldorado, Reliance e DP World. Apoio institucional da Fenop, Abtp, Abratec e ATP. Além do apoio de Sammarco Advogados – Marcelo Sammarco / Flávia Sammarco, Representações Proinde – Carlos Augusto/Proinde,Revoredo Advogados – ‘Daniella – Revoredo Advocacia, Advocacia Cristina Wadner – Cristina Wadner, Reis, Braun e Regueira Advogados (RBR) – João Paulo Braun, Escritório Jurídico Carbone – Felipe Galante, Kincaid – Mendes Vianna Advogados – Lucas Leite Marques, Pedro Calmon Filho & Associados (PCFA) – Pedro Calmon, Lopes Pinto Advogados Associados (LP Law) – Alessander Lopes Pinto, Matos Filho e Salomão – Kaiuca Abrahão Raposo Cotta – Sociedade de Advogados.