Diretor do Sopesp fala sobre a questão Porto-Cidade: 'relação umbilical'
Por Santa Portal em 09/08/2023 às 11:40
O Porto de Santos é um ponto focal para várias questões relevantes no âmbito do direito marítimo e portuário. Sua importância econômica, logística e estratégica destaca a necessidade de uma legislação atualizada e adequada para promover operações seguras, eficientes.
O diretor-executivo do Sindicado dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), Ricardo Molitzas, destaca a relação umbilical Porto-Cidade.
“Discutir Direito Marítimo e Portuário é tratar sobre questões que vão além do porto e refletem no crescimento e desenvolvimento da nossa Baixada Santista”, diz.
O assunto será discutido no VI Congresso Brasileiro de Direito Marítimo e Portuário da ABDM, que acontece no Hotel Sheraton, em Santos, nos dias 17 e 18 de agosto. Os desafios do setor serão abordados em dois dias de extensa programação.
“O maior desafio do Direito Marítimo e Portuário em meio a tantas mudanças na regulação do setor é garantir segurança jurídica para que os envolvidos possam agir e tomar decisões com previsibilidade”, ressalta Molitzas.
O evento é organizado em conjunto pelo Sistema de Comunicação Santa Cecília de Comunicação, Unisanta e Associação Brasileira de Direito Marítimo (ABDM).
O executivo destaca a contribuição que a universidade pode dar ao participar de um evento como esse, possibilidade a fomentação da discussão de temas importantes para o desenvolvimento do setor e da Baixada Santista.
“É um momento singular em que todos os envolvidos, tais como autoridades, organizações e setor privado, têm a oportunidade de compartilhar informações e experiências sobre diversos assuntos relacionados ao tema, proporcionando conhecimento prático sobre o setor”, salienta.
As inscrições para o VI Congresso Brasileiro de Direito Marítimo e Portuário da ABDM podem ser realizadas neste link. A programação também já está disponível.