Zona Noroeste ganha avenida com homenagem ao jornalista Armando Gomes

Por #Santaportal em 22/10/2020 às 18:32

SANTOS – Uma nova e bela avenida com um quilômetro de extensão já está integrada ao sistema viário da entrada da Cidade: a Avenida Jornalista Armando Gomes, inaugurada na manhã desta quinta-feira (22), junto à ponte que liga a Zona Noroeste à Rodovia Anchieta, que também foi liberada ao tráfego na mesma data. Anteriormente, a via era conhecida como Beira Rio.

A homenagem foi prestada ao cronista esportivo Armando Gomes, falecido em julho último, que trabalhou na Rádio Atlântica de Santos, passou por todas as rádios AM de Santos e apresentava o programa Esporte por Esporte, pela Santa Cecília TV. Ele teve sua vida intimamente ligada ao Santos Futebol Clube desde 1952, quando aos nove anos se tornou sócio, e time ao qual dedicou a maior parte de suas coberturas e comentários. Ele também transmitiu o milésimo gol de Pelé, em 1969, na vitória sobre o Vasco, no Maracanã.

A via conta com duas faixas de rolamento (em cada um dos dois sentidos de operação) com 3,5 metros de largura cada. Toda a avenida é de mão dupla e permite que os veículos leves acessem a Av. Nossa Senhora de Fátima pela Avenida Jovino de Mello e, os veículos pesados, pela Rua Zelnor de Paiva Magalhães.

Entre a Av. Jovino de Mello e a ponte, foi construída uma ciclovia com aproximadamente 640 metros de extensão e 1,80 metros de largura. A pista tem mão dupla e interliga a ponte com a Jovino de Mello. A iluminação da via está garantida com a implantação de 63 postes em aço galvanizado, com 12 metros de altura e luminárias em LED.

“A via será um novo marco para a região como uma rota alternativa de caminhões e veículos leves que não precisarão ir até a entrada da Cidade (Saboó), para entrar ou sair da Zona Noroeste”, destacou o gestor do Programa Nova Entrada de Santos, Wagner Ramos. A obra faz parte da segunda etapa do Programa e foi realizada pela Terracom. 

“Essa obra revitalizará uma região degradada no passado e vai melhorar a circulação dos terminais de contâiner da região e dos moradores da Zona Noroeste”, destacou o coordenador de Engenharia da Terracom, Marcio Brites.

Paisagem Urbana
Um dos diferenciais da avenida é a paisagem privilegiada, às margens do Rio São Jorge, área que está sendo ambientalmente recuperada e já atrai espécies como o guará-vermelho. Outro ponto de destaque são os 650 metros de muretas que fazem alusão às dos canais da orla, consideradas símbolo da Cidade e referência turística.

Um dos colaboradores que trabalhou na construção da avenida foi o apontador de obras Tarciso de Oliveira Santos, estudante do 4º ano de Engenharia Civil. “Fiz os relatórios diários de obra de todas as ações e produções”, explicou. Com entusiasmo, ele fala da emoção em ver tudo pronto. “É magnifico ver como era antigamente, aquele campo cheio de contâiner, e agora essa rotatória para dar acesso aos moradores e veículos”.

“Estou muito feliz por participar das obras da entrada da Cidade. Primeiro no viaduto em curva, agora nos arremates finais dessa avenida que vai valorizar as pessoas, vai oferecer acessos melhores como a ciclovia que tem aqui”, destacou o encarregado de obras José Ricardo Oliveira Janeiro.

Desafios do terreno
Para que a avenida pudesse ser construída naquele local, foi necessário realizar um aterro de sobrecarga em função da densidade do solo que era mole. Esse trabalho consiste em depositar o peso de areia no local provocando naturalmente, ao longo de meses, o escoamento da água do terreno para que fique firme e as demais etapas sejam executadas.

O coordenador de Engenharia da Terracom, engenheiro Marcio Brites, esteve à frente da construção da avenida e ressaltou que todas as dificuldades durante a implantação da via foram resolvidas com estudos e soluções de engenharia. “Estamos muito felizes em entregar essa obra que, sem dúvida, vai possibilitar a integração melhor entre a Zona Noroeste e a Anchieta. Também vai permitir que os residentes e os visitantes possam ter mais mobilidade”, completou.

AVENIDA EM NÚMEROS  

Concreto:  cerca de 1.600m³ = 200 caminhões betoneira

Asfalto:  cerca de 5.600 toneladas = 190 caminhões basculantes

Aço:  cerca de 20,50 toneladas = 51.898 metros

Tinta:  cerca de 450 litros

Trabalhadores:  246 funcionários

Áreas profissionais:  21 (engenheiros, mestres de obra, encarregados, técnico em Segurança do Trabalho, técnico em edificações, auxiliares administrativos, apontadores de obra, vigias, almoxarifes, pedreiros, carpinteiros, ajudantes, operadores de máquinas pesadas, motoristas, entre outras)

EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual):  270 capacetes, 14 mil luvas, 540 botas e 8 mil máscaras. 

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Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

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