Zé Rafael diz que pensou em parar por causa de dores: "Depois da cirurgia é vida nova"

Por Rodrigo Martins em 09/05/2025 às 15:00

Raul Baretta/Divulgação Santos FC
Raul Baretta/Divulgação Santos FC

O meia Zé Rafael foi apresentado oficialmente como novo jogador do Santos na tarde desta sexta-feira (9), no Centro de Imprensa da Vila Belmiro. Contratado em fevereiro desse ano, o meio-campista passou por uma cirurgia inédita para corrigir um problema na coluna e, após um longo período de recuperação, está perto de fazer a sua estreia pelo Peixe.

Segundo Zé Rafael, ele está à disposição do técnico Cleber Xavier. Existe a expectativa de que o atleta seja relacionado para o jogo contra o Ceará, na próxima segunda-feira (12), no Allianz Parque.

Zé Rafael também falou que pode exercer diferentes funções no meio-campo, conforme seja a ideia do treinador santista para a equipe.

“Acho que o professor Xavier pode contar comigo em todas as funções do meio-campo. Posso jogar como primeiro, segundo ou terceiro homem de meio-campo. Vou trabalhar para evoluir da maneira mais rápida possível. Claro que preciso ter um pouco de cuidado, pois passei por uma cirurgia nova, que nenhum atleta da nossa modalidade fez anteriormente. Posso fazer primeiro homem ou segundo de meio-campo. Joguei com menos frequência como terceiro. Fui mais utilizado de primeiro ou segundo volante, que é onde estou mais habituado”, disse o novo camisa 6.

Recuperado das dores na coluna, que contribuíram para a sua queda de desempenho no Palmeiras, Zé Rafael revelou que pensou até mesmo em parar de jogar futebol. “Na verdade quando voltei esse ano eu já tinha conversado com o pessoal, com os médicos (do Palmeiras), que se eu tivesse que passar pelo mesmo que sofri ano passado eu não ia continuar, eu pararia de jogar. Porque realmente era uma dor insuportável, que me limitava muito. As vezes eu não queria mostrar, tentava esconder a dor. Esse sofrimento me limitava muito, não só nos treinamentos e jogos, eu convivia com a dor 24 horas por dia. Isso mexeu muito com a minha parte psicológica, foi um ano extremamente desgastante para mim. Depois da cirurgia é vida nova, quero buscar a minha melhor condição física, técnica e mental. Quero voltar a fazer o que eu mais gosto de maneira excelente”, afirmou.

Já sobre a escolha pelo Santos, o meio-campista garantiu que o seu acerto com o time da Vila Belmiro não teve influência de Neymar.

“Já tinham tocado nesse assunto, mas posso te dizer já tinha aceitado o convite do Santos antes mesmo de saber que o Neymar estava vindo. Só ficaram sabendo que eu viria depois que eu cheguei, fico feliz que ele veio depois. Espero que ele possa se recuperar também para ajudar a nossa equipe. Ele é uma referência, vai ajudar muito a nossa equipe dentro de campo. O primeiro contato com o Santos aconteceu no Natal. Ali começaram a falar comigo, foi uma conversa bem casual. Não foi ‘vai ou não vai’, foi mais um convite para começar a conversar. Não teve essa recusa. Após o período de férias voltamos a conversar, veio oficialmente o convite e a possibilidade de vir para o Santos”, destacou.

Sobre o atual momento do Peixe, vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, Zé Rafael acredita que a equipe vai se recuperar e lutar por objetivos grandes dentro da temporada.

“A nossa equipe tem grandes jogadores, atletas com qualidade e capacitados para jogarem em alto nível. As vezes falta acreditar mais em si próprio, no time. Acredito que isso tem que partir um pouco de cada un. Não adianta trazer caras que ganharam títulos no passado, se quem ainda não ganhou não mudar a mentalidade. Mas percebo que temos isso aqui, são caras competitivos, que treinam forte e se preparam bastante. É tudo uma questão de confiança, a equipe ainda não está madura o suficiente, é um processo de evolução. Temos metas para atingir esse ano, como ir para a Libertadores. Não posso também ser hipócrita e dizer que vamos brigar pelo título, estamos distantes (dos líderes). Mas a nossa equipe tem se preparado bastante e acredito que vamos dar a volta por cima. Com a ajuda do professor Xavier, isso vai ficar ainda amais acessível para nós”, concluiu.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.