Zé Carioca agita público e Brasil faz desfile sem falhas técnicas

Por Marcela Morone em 11/02/2023 às 02:45

José Luiz Borges
José Luiz Borges

O Zé Carioca, mascote da Brasil, já fazia o público vibrar antes mesmo de entrar na passarela do samba na madrugada deste sábado (11). A Campeoníssima, como é chamada, abriu o grupo especial do Santos Carnaval 2023.

Sem falhas técnicas e sem atrasos, a Brasil, 16 vezes campeã do Carnaval santista, cumpriu o desfile sem empecilhos. O sucesso na passarela refletia no rosto dos integrantes assim que cruzavam a última linha da passarela.

A escola desfilou com 1.300 participantes, 13 alas, 33 baianas, dois carros alegóricos e um quadripé. À frente da escola, com a comissão de frente, estava Júnior de Souza – o intérprete de Zé Carioca. Foi a primeira vez do bailarino no carnaval santista.

“Energia muito boa, uma adrenalina grandiosa e eu, que vim à frente da escola, junto com a comissão, foi de uma energia magnífica”, conta o bailarino.

O desfile deste ano foi o primeiro de Ruhanan Lucas e Waleska Gomes juntos na passarela do samba Dráuzio da Cruz. A dupla foi o primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Brasil. Para Ruhanan, a Brasil já passou pela passarela com energia de campeã.

“Acho que quando a Brasil passa, a Campeoníssima, aquela que tem mais estrelas no pavilhão, o povo se emociona e vibra junto”, diz.

No último carro alegórico, veio Tia Vilma, irmã de Tia Isaurinha, uma das fundadoras da Brasil, falecida em 2004. “Minhas expectativas se superaram. Não achei que minha escola ia estar tão lindas”, diz, emocionada.

Carnaval 2023

O Santos Carnaval 2023 acontece nos dias 10 e 11 de fevereiro na passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Nesta sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Dragões do Castelo, Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias, todas pelo grupo de acesso. Na sequência é a vez das agremiações Brasil, Amazonense, X-9 e Mãos Entrelaçadas, como grupo especial.

Já no sábado, segundo dia do evento, a sequência será Padre Paulo, Império da Vila e Imperatriz Alvinegra pelo grupo de acesso. Depois, no grupo especial, entram na passarela Sangue Jovem, Unidos dos Morros, Real Mocidade, Independência e União Imperial.

O Sistema Santa Cecília de Comunicação transmite, em multiplataforma, os desfiles do Santos Carnaval 2023, contando com mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura.

Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 27 anos, é possível acompanhar os dois dias de desfiles com comentaristas, ficando por dentro do que acontece nas arquibancadas, nas concentrações e dispersões, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do grupo especial.

A cobertura também está sendo feita em tempo real pelo Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações.

Apuração

De acordo com a Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess), a apuração dos desfiles será realizada na terça-feira (14), a partir das 12h, no Teatro Municipal de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias), começando pelo Grupo de Acesso e encerrando com o Grupo Especial.

Dentro de seus respectivos grupos, as escolas de samba serão julgadas em nove quesitos: bateria, enredo, samba-enredo, comissão de frente, fantasia, alegorias, evolução, harmonia e mestre-sala & porta-bandeira.

Cada grupo conta com três jurados distribuídos no início, meio e fim da Passarela do Samba Dráuzio da Cruz durante os desfiles. As notas de cada jurado poderão ser dadas de 9 (nove) a 10 (dez), com variação a partir de 0,1 (um décimo). A menor das três notas recebida pela agremiação em cada quesito será descartada na totalização dos pontos.

A última colocada do Grupo Especial será rebaixada ao Acesso, que, por sua vez, terá sua campeã promovida à elite do Carnaval Santista em 2024. A decisão foi tomada no último dia 13, durante assembleia entre os presidentes das agremiações.

Neste Carnaval da retomada, excepcionalmente, a pontuação mínima de 170 pontos não será exigida das escolas de samba do Grupo de Acesso para que se mantenham na disputa para o ano seguinte.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.