VLI projeta diminuir em 15% a emissão de CO2 até 2030

Por Rodrigo Martins em 10/05/2022 às 16:18

Rodrigo Martins/Santa Portal
Rodrigo Martins/Santa Portal

O gerente-geral de operações do Sistema Sudeste da VLI, Denilson Fernandes, apresentou na tarde desta terça-feira (10), no Auditório do Bloco E da Unisanta, o Painel VLI – Processo de gestão de eficiência energética e a descarbonização no sistema multimodal. Denilson contou que a empresa traçou a meta de reduzir em pelo menos 15% a emissão de CO2 até 2030 em suas operações.

“A gente treina na VLI para se tornar o melhor, esse é um processo de gestão. Vamos aprendendo todos os dias com números e resultados. Queremos ser referência em modal, queremos mostrar que somos muito competentes em logística e logística sustentável”, disse o gerente-geral da VLI.

Denilson revelou que a empresa tomou uma série de medidas para melhorar a questão da sustentabilidade a longo prazo. “Estamos construindo isso, com inteligência artificial. Hoje o nosso trem é monitorado durante todo o trajeto junto com o maquinista para incorporar movimentos, adicionar aceleração, para colher durante esse ciclo a melhor relação do consumo de combustível e segurança no transporte de carga. Modelamos todos esses processos”, explicou.

Ainda dentro das melhorias no modal ferroviário, a VLI fez investimentos para que os trens fossem utilizados tanto na ida quanto na volta do Porto de Santos.  “Nesse sentido a gente viu a saída do Centro do país vindo até o Porto de Santos como uma oportunidade. Fizemos um investimento de R$ 63 milhões e colocamos os trens em condições de trazer as riquezas do Centro do país para Santos e, em contrapartida, na volta enviamos fertilizantes do Porto para o campo. Um trem reduz a questão das viagens de caminhão, sem causar prejuízos para essa categoria, que acaba realizando viagens mais curtas. Isso mostra o quanto a VLI está preocupada com o sistema sustentável desenvolvimento”, destacou.

Denilson ainda ressaltou que a redução do consumo de energia também é um dos focos do trabalho da VLI para o futuro. “Começamos a reduzir CO2 entrando no mercado de energia. Queremos energia gerada com possibilidade de fontes renováveis, com isso forçamos as empresas do setor a investir mais nisso. Nosso objetivo é fazer uma jornada de consumo eficiente de energia elétrica”, afirmou.

Segundo o executivo, o novo modelo já vem apresentando resultados. “O sistema foi implantado em 2018, mas já estamos colhendo resultados. Em 2021, tivemos uma economia de 4 mil kw/h, isso equivale a energia suficiente para abastecer uma cidade. Mas estamos trabalhando para reduzir ainda mais esses números. Em longo prazo, um dos nossos objetivos é que os terminais da VLI sejam 100% autônomos na geração de energia”, concluiu.

Seminário Brasil-França

O Seminário Brasil-França ocorre terça-feira (10), no auditório principal da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos. O encontro reúne especialistas brasileiros e franceses das principais universidades dos dois países que apresentarão pesquisas e estudos com as potencialidades e alternativas para a ligação entra a Capital e o maior porto da América Latina, bem como os caminhos para o transporte de carga nas próximas décadas e as questões de sustentabilidade envolvidas.

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