06/05/2022

Violinista de Santos é aprovado em curso na Alemanha e faz vaquinha para realizar sonho

Por Guilherme Esron em 06/05/2022 às 06:05

(Foto: Sabrina Louise / Santa Cecília TV)
(Foto: Sabrina Louise / Santa Cecília TV)

O músico santista Rômulo de Oliveira Ramos Moreira, de 31 anos, foi aprovado para um curso na Alemanha com a orquestra Sinfonietta de Berlim e o maestro Colin Metters. Uma das atrações da abertura dos Jogos da Unisanta 2022, ele agora está com uma vaquinha virtual para garantir toda a cobertura das despesas na Europa.

A vida de músico de Rômulo Moreira começou muito antes de ganhar o seu primeiro instrumento. Desde quando era criança, ele frequentava a igreja e convivia muito com os músicos da orquestra. Dentro de sua casa, seu irmão e a irmã também estudaram música, porém apenas ela seguiu carreira, sendo hoje professora de piano.

Embora tenha crescido nesse ambiente musical, Moreira ainda não tinha pretensões de seguir com a música, mas por uma grande influência e insistência de sua avó, que lhe deu o seu primeiro instrumento para que ele fosse tocar na igreja, Rômulo finalmente ingressou no mundo da música.

“Eu não queria saber de nada de música. Mas por grande insistência da minha saudosa avó, que dizia: ‘Vai tocar na igreja, vai tocar na igreja!’, ela me deu meu primeiro violino e aí foi um despertar, um amor à primeira vista”.

Rômulo Moreira, maestro e músico

Desde então, Rômulo e o violino não se separaram mais. Todas as tardes o jovem praticava e foi se aperfeiçoando. Pouco tempo depois, ele já demonstrava um talento diferenciado dos demais músicos.

Posteriormente, já com certa experiência, Moreira se inscreveu na escola de música de Santos e fez provas em São Paulo, por indicação dos professores, e logo já estava tocando em orquestras e dando aulas.

A partir daí, começaram a surgir grandes projetos na vida do músico, em um deles ele foi solista na Orquestra Sinfônica de Santos por quatro vezes. Rômulo é o criador da Camerata Santista, diretor artístico e criador do Festival Bravo, que reúne jovens talentos da Baixada Santista, formando uma orquestra, fazendo intercâmbio com músicos renomados do mundo erudito. Sendo aí o início da carreira como regente de Moreira.

“A regência nasceu disso, dessa necessidade de liderar e estar à frente e de abrir caminhos para os jovens talentos. Comecei com meus alunos, mas hoje, ser maestro me possibilita abrir mais portas para jovens de outros instrumentos também”.

Rômulo Moreira, maestro e músico

Bolsa na Alemanha

Recentemente, o maestro e violinista foi um dos 12 selecionados para participar de um curso com o renomado maestro Colin Metters, da Sinfonietta de Berlim, uma orquestra muito importante da Alemanha.

Moreira havia acabado de voltar de uma viagem ao México, onde regeu uma orquestra em um festival quando resolveu tentar a sorte ao se inscrever para este curso em Berlim.

Ao saber que foi um dos 12 selecionados para o curso, Rômulo começou uma vaquinha online para arrecadar fundos para a viagem. Ele busca uma hospedagem na Alemanha, seja de algum brasileiro ou músico lá e também pagar a taxa de inscrição no curso.

Rômulo está recebendo o apoio da Prefeitura de Santos. No próximo dia 24, haverá um concerto onde toda a receita da bilheteria será revertida para ajudar o músico. Há também uma ajuda com uma parte do valor do curso.

“Meu objetivo com esta vaquinha é levantar pelo menos uns R$ 11 mil, que seria o dinheiro do curso”, disse ele.

Jogos da Unisanta

Moreira foi um dos convidados para participar da abertura da 37ª edição dos Jogos da Unisanta. O violinista tocou o Hino Nacional Brasileiro diante centenas de pessoas presentes no Ginásio Poliesportivo. De acordo com o músico, foi uma das melhores experiências da sua carreira e ele espera voltar mais vezes para fazer a abertura dos Jogos.

“Me apresentar na abertura dos Jogos foi algo muito especial para mim, foi bem diferenciado. Estou acostumado a tocar em teatro, para bastante gente, mas essa foi a primeira vez que eu toquei em um ginásio e foi de arrepiar! Aquela multidão cantando quando eu comecei a tocar o hino, foi surreal! Espero voltar muitas outras vezes”, finalizou Rômulo.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.