Vicentina Larissa Pimenta supera desvantagem e conquista o bronze em Paris
Por Rodrigo Cirilo em 28/07/2024 às 13:44
Em uma virada emocionante, a vicentina Larissa Pimenta derrotou a italiana e atual campeã mundial Odette Giuffrida e faturou o bronze na categoria até 52kg do judô feminino, na tarde deste domingo (28). A conquista foi a segunda medalha brasileira na Olimpíada de Paris. Minutos antes, o judoca Willian Lima garantiu a prata após perder na final para o japonês Abe Hifumi.
Assim como em todas as lutas, com exceção da primeira, Larissa levou o combate para o golden score, onde chegou a ficar com dois shidos (advertências) contra nenhum da adversária. No entanto, a atleta de São Vicente adotou uma postura mais agressiva, forçando a distribuição de três punições para Giuffrida, que automaticamente a eliminou da luta.
“Foi um momento muito especial. Fiz tudo o que podia na preparação, acho que eu mereço isso, estou muito feliz”, desabafou a medalhista olímpica em entrevista pós-luta à TV Globo.
Trajetória rumo ao bronze
Larissa teve um ciclo olímpico complicado após uma lesão grave no joelho no início de 2023, mas conseguiu se recuperar a tempo dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, onde conquistou o ouro no individual e ficou com a prata na categoria por equipes.
Aos 25 anos e mais experiente do que em Tóquio, quando perdeu na segunda fase, a judoca superou a cabo-verdiana Djamila Silva com uma chave de braço e a inglesa Chelsie Giles com um waza-ari no golden score nas primeiras etapas da Olimpíada.
Contudo, nas quartas de final, Larissa perdeu para a dona da casa, Amandine Bouchard. Após um longo combate, Larissa Pimenta foi imobilizada pela francesa e caiu para a repescagem, onde bateu a alemã Mascha Ballhaus e Odette Giuffrida, ambas no golden score, para ficar com o bronze.