Vereador evangélico se recusa a ler projeto de lei sobre público LGBTQIA+ durante sessão; VÍDEO

Por Santa Portal em 23/05/2024 às 11:00

Reprodução
Reprodução

O vereador Eduardo Pereira (PSD) se recusou a ler um Projeto de Lei (PL) voltado ao público LGBTQIA+ durante uma sessão ordinária na Câmara dos Vereadores de Bertioga, realizada na última terça-feira (21). O parlamentar se retirou da sessão e questionou os colegas de bancada se estava sendo “zoado”.

O PL 035/2023 é de autoria da vereadora Renata da Silva Barreiro (PSDB) e tem como objetivo a instituição do projeto “Respeito tem Nome”, voltado à promoção da cidadania das pessoas LGBTQIA+ em Bertioga por meio da facilitação de acesso a documentos necessários para retificação do prenome e gênero no registro civil.

Ao tomar ciência de que seria o parlamentar que faria a leitura do documento, Pereira disse: “Ah não, Renata. Vou sair fora. Tá louco? Não faz isso comigo. Dar um projeto LGBT pra mim? (sic)”. Em seguida, se levantou e entregou o documento para outro parlamentar continuar a sessão.

O PL foi aprovado em primeira discussão no plenário e reação de Pereira gerou revolta da autora do projeto. “O projeto se resume no respeito. É de respeito que estou falando, de homem, de mulher, de viado, do que quer que seja. Eu falo de cidadania, de ser humano e falo de humanização. É só isso o projeto. A minha religião é Deus”, disse a vereadora.

O Santa Portal entrou em contato com os vereadores Eduardo Pereira e Renata Barreiro, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço fica aberto para posicionamentos.

O vereador

No site da Câmara de Bertioga, Eduardo Pereira é descrito como evangélico, engenheiro civil, bacharel em direito e casado com a advogada Débora Pereira. O parlamentar iniciou sua carreira política na campanha plebiscitária da emancipação do Distrito de Bertioga da cidade de Santos.

Em 2004, foi eleito para o seu primeiro mandato como Vereador, com 1.278 votos. Em 2008, foi eleito vice-prefeito. Entre 2009 a 2010, atuou como secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos. 

Em seguida, atuou como Assessor Técnico na Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho. Assumiu a Diretoria Regional do Trabalho e Renda da Baixada Santista, de onde se afastou para concorrer às eleições de 2016.

Em 2016, foi eleito vereador com 1.049 votos para o seu segundo mandato parlamentar. Em 2020, foi reeleito com 1.223 votos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.