24/09/2021

Vera Leon lança livro sobre os seus 50 anos de amor pelo jornalismo

Por Santa Portal em 24/09/2021 às 06:00

Reprodução
Reprodução

A carreira de Vera Leon foi construída por muita teimosia, muito estudo, muita raça e muita paixão. Contrariando o desejo do pai, foi fazer Jornalismo e atravessou várias fases, desde a lauda de papel com o texto datilografado, passando pelo computador e até o celular com todos os recursos inesgotáveis para trabalhar em qualquer espaço.

Dessa história, talvez a maior certeza seja a autora afirmar com segurança que tudo valeu a pena e que não se arrepende de nada.

Aos 70 anos, Vera não sabe o que é sentar em cima do “já deu para mim”. E garante: “Nunca vai dar para mim, cruzar os braços não faz parte do meu show. E o show vai continuar. Enquanto eu souber juntar A com B e houver tinta e papel, estarei nessa estrada que vai dar no sol”.

Entre tantas sementes jogadas pelo caminho, a família vem em primeiro lugar. Mas há frutos espalhados pelos muitos cantos por onde andou. Em Brasília, atuou nas assessorias de imprensa dos Ministérios da Educação, da Cultura e do Desenvolvimento Agrário. Em São Paulo, integrou as assessorias de imprensa das Secretarias de Estado da Educação e de Segurança Pública, e da Assembleia Legislativa de São Paulo, no gabinete do deputado estadual Bruno Covas.

Embalar e desembalar caixas nas mudanças nunca paralisou seus sonhos. Mesmo quando tudo dava errado, sentia que só estava sendo testada pela vida. Na hora dos medos e das interrogações, lembrava das palavras do velho professor de natação na juventude que dizia que o “não consigo” passava longe do seu vocabulário. E seguia tentando novos desafios.

Se já aos 20 anos lendo Pasquim e tendo Oriana Falalcci como referência Vera já era inquieta, com a passagem do tempo só aguçou o instinto de repórter, afinou o texto apurado e teceu enredos para muitas histórias.

Vera continuo aprimorando a cada ano

Sempre atrás de novos conhecimentos, atravessou portais até então desconhecidos e unindo o estudo dos sonhos com uma abordagem junguiana criou um canal no Youtube.

Além de continuar fazendo atendimentos como mentora nessa área, faz palestras e atende, ainda, grupos de reflexões na Pinacoteca Benedicto Calixto, com a alma voltada para acolher pessoas interessadas no viver e conviver.

Nas páginas desse livro o leitor vai conhecer melhor Vera Leon, vai se encantar com seus textos, vai olhar com atenção fotos e documentos com a marca do tempo e poderá confirmar que o bom jornalismo continua correndo forte em suas veias. Conhecer amigos, colegas de trabalho e parceiros que estiveram ao seu lado nessa jornada.

Vera diz que escrever para ela é algo como matar a fome. E para saciar essa fome ela escreve sobre amor, sobre personagens que despertaram seu interesse, sobre temas que aprofundam as cicatrizes da alma. Mas tem esperança também, porque esse material faz parte do seu DNA. O melhor desse enredo sem final é o seu desejo de fazer a diferença.

“Quando comecei a reunir o material para compor esse livro pensava somente em mim, que eu me devia um lugar na prateleira da profissão. Mas o universo do jornalismo se faz com gente dos dois lados da notícia: quem produz e quem consome. Esse livro também é para os que continuarão escolhendo essa profissão como tarefa e para as futuras gerações que, “por teimosia ou desobediência, e movidos por inesgotável curiosidade, continuarão a contar histórias”.

O livro 50 anos de Jornalismo pode ser encontrado na Gardênia Flores, no Super Centro Comercial Boqueirão, em Santos, localizado na Rua Oswaldo Cruz, 319, lojas 134/135.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.