Ventos fortes causam estragos em todas as cidades da Baixada Santista

Por Santa Portal em 14/07/2023 às 06:00

Reprodução/Cubatão Mil Grau e Guarujá Mil Grau
Reprodução/Cubatão Mil Grau e Guarujá Mil Grau

A Defesa Civil do Estado vinha alertando a população sobre um ciclone extratropical que está passando pela região Sul do país e seus reflexos poderiam ser sentidos na Baixada Santista. Na madrugada desta quinta-feira fortes ventos atingiram as cidades da região. 

Cubatão foi o município que mais sofreu com os ventos. A prefeitura contabilizou pelo menos 40 árvores caídas em diversos bairros. 

O Santa Portal reuniu as informações de todas as nove cidades da Baixada Santista com um balanço dos estragos causados pelos fortes ventos. 

Bertioga 

Segundo a Prefeitura de Bertioga uma escola no bairro Maitinga ficou destelhada e a tradicional Festa da Tainha, marcada para este final de semana, foi adiada para os dias 21, 22 e 23. O prédio da Defesa Civil também foi destelhado e o evento Retratos de Bertioga também receberá uma nova data que ainda não foi divulgada. O vento foi tão forte que um outdoor foi derrubado.  

Cubatão

Foram contabilizadas pelo menos 40 quedas de árvores no município, em diversos bairros. Três casas foram atingidas por árvores durante a ventania. Quatro veículos foram danificados. 

Uma árvore caiu sobre um carro e ficou atravessada na Av. Martins Fontes, na Vila Nova, impedindo o tráfego de na via, que é de grande circulação, boa parte da manhã. A mesma situação ocorreu na Rua Armando Sales de Oliveira, no Jardim São Francisco, em que dois veículos estacionados foram atingidos e outro carro parado na Av. Tiradentes, no Jardim Costa e Silva. Não havia pessoas dentro dos automóveis.

Pelo menos 20 árvores de grande porte e galhos caíram sobre a via pública e rede elétrica em diversos bairros como Vila Paulista, Jardim 31 de Março, Vila Noel, Jardim São Francisco, Vila Nova, Vila Santa Rosa, Vila Natal, Jardim Casqueiro.

Prejuízos nos próprios públicos – De acordo com informações da Comdec, houve queda de parte do toldo do Departamento de Vigilância à Saúde (Rua D. Pedro I, 94), na Vila Nova, e telhas quebradas no Almoxarifado Central, situado no Sítio Cafezal. No Parque Anilinas, no Centro, quatro árvores vieram abaixo, o vidro de uma das janelas do Centro Multimídia estilhaçou e foi desligada a energia do local. O Parque permaneceu fechado durante todo o dia. Pelo menos 9 unidades escolares sofreram avarias, principalmente no telhado.

Equipes da Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos em parceria com o Corpo de Bombeiros permanecem atuando na cidade, retirando os vegetais das vias e os que ameaçam cair.

De acordo com a Defesa Civil, há previsão de ventos fortes até o final da quinta-feira em Cubatão e recomenda que as pessoas fiquem abrigadas. Após esse período, perde força e chove fraco com queda da temperatura. Existe também previsão de ressaca, o que pode interferir no nível da maré, causando transtornos em alguns bairros como Vila São José e Ilha Caraguatá. O telefone da Defesa Civil é o 199 e está disponível 24 horas.

Guarujá

A Defesa Civil de Guarujá informa que os ventos alcançaram sua máxima na madrugada desta quinta-feira (13), às 03h25, chegando a 83.8 km/h. Foram registradas, até o momento, 16 quedas de árvores na Cidade.

Itanhaém

Em Itanhaém, uma idosa de 80 anos morreu ao ser atingida por uma descarga elétrica no bairro Iemanjá. Um galho de árvore caiu nos fios de alta tensão e a idosa sofreu uma parada cardiorrespiratória devido ao choque.

Mongaguá 

A defesa civil de Mongaguá registrou 19 quedas de árvores e outras seis ocorrências em repartições públicas. Foram registradas rajadas de vento de até 85 km/h, que destelharam o supermercado na Avenida Monteiro Lobato. A Prefeitura ainda está contabilizando os estragos em comércios. As obras em fase de revestimento foram paralisadas para evitar acidentes. A Elektro registrou mais de 90 ocorrências. 

Peruíbe

Em Peruíbe apenas duas quedas de árvores foram registradas. Uma no bairro Perequê e outra no bairro Bananal. Além disso, a Defesa Civil foi acionada para atender focos de incêndio nos mesmos bairros. Ninguém ficou ferido.

Praia Grande

A prefeitura de Praia Grande informou que uma árvore caiu em cima de uma casa no Jardim Anhanguera, danificando também a rede elétrica. Já no Jardim Melvi, parte da estrutura do teto de um supermercado foi danificada. Na Vila Sônia, um muro de uma residência caiu, mas não houve nenhum registro de feridos. 

Santos 

A Defesa Civil registrou 10 quedas de árvores na Cidade: duas no Caminho Monsenhor Moreira, uma na Rua Conselheiro Lafayette, duas na Rua A (Vila dos Criadores), uma na Rua das Palmas (Caruara Projetada 17), uma na Avenida Doutor Pedro Lessa, uma na Rua da Paz, uma na Rua Visconde de Cayru e uma na Avenida Marechal Deodoro. A  Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa) desobstruiu todas as vias afetadas por queda de árvores. Não houve vítimas. A intensidade máxima de rajadas de vento registrada, até o momento, pelo órgão foi de 88,75 Km/h, às 03h30.

São Vicente

Em São Vicente, diversas quedas de árvores foram registradas, no Parque das Bandeiras, parte de um muro caiu. Já no Jóquei Clube, telhas, caibros e até mesmo uma caixa d’água estourou por causa da ventania.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.