23/12/2017

Vegana conta como provou para amigos que é possível ter ceia de Natal completa; saiba como preparar

Por Isabella Chiaradia/Colaboradora em 23/12/2017 às 19:11

ESPECIAL DE NATAL – A ceia natalina é uma das tradições mais esperadas da noite de Natal. Em si, os dias ao decorrer do ano em que esperamos para chegar esse momento agradável, parecem ‘fichinha’ perto das – eternas – horas, minutos e segundos antes do ponteiro bater meia noite no relógio da sala.

Mas, se por um acaso, no banquete natalino não tivesse um prato com peru, tender, Chester, pernil, bacalhau, panetone ou rabanada, isso seria um problema? Para Cibele Gonçalves, de 38 anos, e para 16 milhões de brasileiro adeptos ao vegetaríamos e cerca de 5 milhões de veganos, conforme dados fornecidos pelo IBOPE em 2017, essa situação é mais comum e (quase tão) esperada do que chuva em finais de semana em Santos.

A publicitária e culinarista Cibele é adepta da cozinha vegana. Ela não consome nenhum produto de origem animal há um ano, mas desde os 14 anos já era vegetariana e, atualmente, prepara diversos alimentos 100% livre de origem animal. Ela conta que são comuns questionamentos curiosos sobre alimentação em datas comemorativas como esta, visto que, cerca de mais de 180 milhões de brasileiros associam o cardápio natalino a refeições típicas da cultura popular.

Em contrapartida, a culinarista destaca que cada vez mais sente o interesse das pessoas em conhecer as especiarias do mundo ‘Vegan’. “É um público que cresce. E os clientes não são apenas vegetarianos. Eles são veganos e também apreciadores da boa comida”, afirmou.

Por isso, o #Santaportal , com a ajuda de Cibele e do grupo na rede social Facebook, Vegetarianos Baixada Santista , trouxe ideias de opções, além de uma receita que não podem faltar na mesa do dia 25 de dezembro.

Confira as dicas
Na ceia vegana, a alface não está incluída, ao contrário do que a maior parte das pessoas pode pensar. Fora isso, neste caso, o peru é substituído por uma receita feita à base de soja e farinha. “Para quem quer uma ceia mais tradicional existe a farofa vegana, a maionese. Neste ano vou fazer uma batatalhoada de shimeji, arroz com lentilha e de sobremesa torta crudivora de mousse de abacate”, contou.

O salpicão pode ser preparado com verduras e frutas, enquanto o cuscuz paulista continua com o mesmo nome, exceto a receita que substitui a carne por mix de legumes. Nos doces são usados os produtos de origem vegetal, por exemplo, para pudins de coco que podem ser bem-vindos aos intolerantes a lactose e às pessoas diabéticas. Além da famosa receita de brigadeiro de biomassa de banana verde que fez sucesso neste ano de 2017.

A receita que não pode faltar é o rocambole de lentilha com recheio de purê de batata, cenoura e vagem que pode agradar aos não vegetarianos. Ela sai em média por R$ 14 e não contém glúten.

Ingredientes
1 xícara (de chá) de lentilha crua; 1 e 1/2 xícara (de chá) de água; 2 folhas de louro; 1/4 de xícara (de chá) de quinoa em grãos; 3 colheres (de sopa) de azeite; 5 dentes de alho bem picados; 1 xícara (de chá) de cebola bem picada; 2 colheres (de sopa) de suco de limão; 1 colher (de sopa) de orégano desidratado; 1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos; 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo integral e Sal a gosto.

Para a montagem
2 xícaras de molho de tomate conforme o seu gosto (para a montagem); 1 xícara (de chá) de purê de batatas conforme o seu gosto; 6 unidades de vagem grandes; 6 palitos de cenoura; Papel Manteiga, papel alumínio ou plástico; Óleo.

Modo de preparo
Coloque a lentilha em um recipiente, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas. Escorra, lave bem e coloque em uma panela, juntamente com 1 e 1/2 xícara de água e as folhas de louro e deixe cozinhar. Enquanto isso, coloque a quinoa em uma vasilha pequena, cubra com água quente e deixe de molho por 2 minutos. Escorra, lave bem e reserve.

Quando a lentilha estiver quase sem água, retire as folhas de louro, adicione a quinoa, misture e deixe cozinhar até a água do cozimento secar completamente. Em seguida, adicione o azeite, o alho, a cebola, o suco de limão, o cominho, o orégano e tempere com sal a gosto. Misture bem e deixe cozinhar por cerca de três minutos, mexendo sempre para não queimar. Desligue e acrescente a farinha de trigo integral, a aveia em flocos, misture bem e deixe esfriar completamente, para não atrapalhar a montagem (vai levar cerca de uma hora e meia).

Enquanto isso, prepare o molho de tomate e o purê conforme o seu gosto. Também cozinhe 6 unidades de vagem e 6 palitos grandes de cenoura em água fervente por cinco minutos. Escorra e reserve. Pré aqueça o forno a 240ºC e coloque uma folha de papel manteiga com cerca de 40 cm sobre uma superfície limpa. Distribua a mistura de lentilha e quinoa até formar um retângulo com cerca de 30 cm x 20cm e aperte bem, ajeitando as laterais.

Dê 2 cm de distância da borda e distribua uma camada de purê. Disponha a vagem e a cenoura sobre ele e, em seguida, enrole o rocambole. Procure deixar o rocambole bem firme e para isso aperte bem. Unte uma assadeira antiaderente com uma colher de sopa de óleo, disponha o rocambole sobre ela, ajeite as laterais e pincele óleo sobre toda a superfície dele. Leve para assar por 30 minutos a 240ºC e em seguida retire do forno. Cubra o rocambole com metade do molho e deixe a outra parte para a hora que for servir. Devolva ao forno por mais 10 minutos e está pronto! Regue com azeite para servir.

Se interessou? Você pode ter receitas como essa, na página Vegetarianos Baixada Santista. Um espaço dedicado a simpatizantes e adeptos de novos sabores e informações relacionadas ao mundo vegetarino.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.