04/10/2014

Válter Suman (PTB), ex-vereador do Guarujá, é candidato a estadual

Por Gilda Lima/Colaboradora em 04/10/2014 às 13:34

ELEIÇÕES 2014 – Válter Suman, casado, nasceu em São José do Rio Preto (SP) no dia 29 de setembro de 1959 (55 anos). Iniciou na vida política em 2006, quando se elegeu vereador na Câmara Municipal do Guarujá (SP). Nas eleições seguintes, em 2010, foi reeleito. Tenta em 2014 seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo como deputado estadual.

Abaixo quatro perguntas da equipe do #Santaportal ao candidato à Assembleia Legislativa de São Paulo para o cargo de deputado estadual Válter Suman (PTB). As respostas na íntegra.

#Santaportal – Senhor candidato, como é de conhecimento de todos, os hospitais de Santos (SP) vivem sobrecarregados devido à grande demanda de pessoas de toda a Baixada Santista, que é composta por nove municípios. Como o senhor enxerga essa situação e, caso eleito, quais seriam seus projetos apresentados na Assembleia para a resolução desse problema?

Válter Suman (PTB) – O Estado tem um déficit com a Baixada Santista considerável há 15 anos, a participação da Baixada Santista nos indicadores do Estado somam em torno de 4% e isso o Estado repassa para a região Metropolitana da Baixada Santista. Desse total, 1,03%, então são milhões de reais que estão deixando de serem devolvidos para a nossa região, principalmente no quesito da Saúde, da Educação e da Segurança Pública. A função do deputado estadual é fiscalizar e Executivo Estadual e buscar os recursos que são devidos do Estado para com a região metropolitana. É um dinheiro que faz muita falta na criação de leitos hospitalares, na implantação de leitos de UTI e em muitos programas de prevenção e a atenção básica da saúde. O sucateamento hoje dos hospitais e prontos-socorros, a sobrecarga, a demanda ainda mais, porque somos uma região de um fluxo sazonal, principalmente em temporadas, em que a nossa população quase que praticamente duplica. Trás uma série de problemas, há uma carência de aproximadamente 900 leitos hospitalares, salvo engano, 300 leitos de UTI, é lógico que é quase uma utopia implantar isso, mas faltam recursos e, obviamente, não é função do deputado estadual, mas há de se ter um ingerência em junto à Câmara Federal e ao Ministério da Saúde, para que os recursos sejam ampliados, os repasses SUS dos serviços prestados à Saúde cada vez é mais complexo, os recursos de diagnósticos são mais caros e isso obviamente acaba trazendo transtornos que a gente vê muitas vezes macas se acumulando em prontos socorros, os desesperos por parte das famílias na ânsia de um leito de UTI. Passa necessariamente por dois fatores fundamentais. A questão do financiamento, dos recursos que precisam ser investidos, e o deputado estadual tem aí uma grande função e da gestão, uma gestão bastante séria e um comprometimento das pessoas que estão à frente da Diretoria Nacional de Saúde, das Secretarias Municipais de Saúde, dos Conselhos Municipais de Saúde, que têm ainda uma participação muito tímida nas regiões metropolitanas e isso é um debate bastante amplo e extenso, calcanhar de Aquiles de qualquer gestor.

#Santaportal – A Baixada Santista sofre um drama constante quanto ao problema de mobilidade, principalmente envolvendo o grande número de caminhões que se dirigem ao Porto de Santos. Muito se fala sobre a Região Metropolitana da Baixada Santista e um conjunto de ações para minimizar a situação principalmente em Santos, Cubatão, Guarujá e São Vicente. De que forma o deputado estadual poderia ajudar quanto a este grave problema?

Válter Suman (PTB) – Existem fóruns de debates que discutem esses assuntos metropolitanos, mobilidade é uma delas. Você vê um transito intermunicipal de ciclistas, motociclistas e motoristas muito forte, uma média de 8 mil ciclistas atravessam de Guarujá para trabalhar em Santos, São Vicente e Praia Grande, talvez outras cidades. É uma integração de pensamentos, investimentos de logística, principalmente de investimentos. E um investimento muito grande em transportes públicos. A região metropolitana tem uma saturação importante de veículos. O estímulo à compra de veículo, você vê muitas vezes, a maioria dos veículos apenas com uma única pessoa e você vê um transporte de pessoas, ônibus, ainda muito carentes, transportes ferroviários. Está aí o surgimento do VLT, que vai amenizar um pouco dessa demanda. Mas eu vejo três tópicos com uma participação mais ativa e efetiva do Condesb – AGEM, que reúnem a agencia metropolitana e os prefeitos, também uma união dos vereadores da Baixada Santista, em um assunto comum e extenso que existem pessoas tecnicamente capazes na busca de projetos para amenizar. Mas transporte público de qualidade, investimento, logística e integração entre os municípios, eu acho fundamental.

#Santaportal – A progressão continuada existente nas escolas estaduais de São Paulo sofre graves críticas de professores e demais educadores, tanto que diversas cidades do Estado trabalham de maneira diferente nos colégios da rede municipal. O senhor concorda com a progressão continuada? Proporia novo sistema de educação para São Paulo?

Válter Suman (PTB) – Não sou especialista em Educação, ainda sou da época que o professor, quando entrava na sala, a gente se levantava em sinal de respeito. Hoje isso não existe mais, nossa juventude, nós perdemos ao longo do tempo duas disciplinas importantíssimas, que a meu ver deveriam ser resgatadas, a Educação Moral e Cívica e a Organização Social dos Problemas Brasileiros. Mas a nossa juventude parece que está estudando cada vez menos, está aprendendo menos. Os critérios de aprovação estão frouxos demais, os países, principalmente de pós guerra, que hoje se tornaram países de primeiro mundo, foram destruídos, investiram maciçamente em Educação. Educação de qualidade que passa necessariamente pela valorização dos professores em um todo. Se nós quisermos dar oportunidade dessa juventude que está vindo em busca do primeiro emprego, nós temos que investir em uma Educação de qualidade. Não sou educador, sou médico da área pública, mas ouço muitas críticas a esse programa de educação continuada.

#Santaportal – A Baixada Santista sofre com violência nunca antes vista, principalmente nos municípios de Praia Grande, São Vicente e Guarujá. Se percebe que a ação do Estado em relação ao números de policiais militares nas ruas não é pequena, mas a violência não diminui, muito pelo contrário, está cada vez pior. Eleito deputado estadual, como o senhor agiria, em conjunto com seus colegas de Assembleia Legislativa, para minimizar esse grave problema.

Válter Suman (PTB) – Moramos em uma região da Baixada Santista que tem 1 milhão e 700 mil moradores e que, em temporadas, praticamente duplica, e com esse fluxo aumentado, traz, com certeza, uma série de problemas para a nossa região. Principalmente, atrai também a questão do crime. É fundamental não só durante a temporada, mas que haja uma permanência efetiva e ampla da presença do policial. Muitas vezes a simples presença te traz a sensação de segurança, isso é fundamental. E passa necessariamente pela questão do investimento. A Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo: esta aí a importância do deputado estadual como representante da Baixada Santista, em buscar e resgatar o déficit de repasse do estado para a Região. Considerando que a segurança, que além de um problema é uma competência do Estado, precisa dessa representatividade para atrair recursos, mais policiais na rua e considerando também que um combate direto ao crime, não é a única saída. É fundamental que a gente caia lá no quesito da Educação, investimentos em escolas, ensino técnico profissionalizante e obviamente a questão de geração, de emprego e renda, onde os municípios devem focar. Tenho comigo uma opinião que os orçamentos dos municípios, cito aqui como exemplo o Guarujá, em torno de R$ 1,2 bilhão. Nós temos um orçamento significativo, sabemos do comprometimento com a folha de pagamento, e teria que haver um investimento maior no potencial, que cada município tem em dar suporte aos serviços públicos. Ou seja, parte desse orçamento, deveria ficar no município, não gerar riquezas em outros municípios. Uma vez você gerando renda, fazendo nosso dinheiro circular na nossa região, com certeza você vai gerar mais oportunidade, mais emprego e renda e você vai ter menos jovens, menos crianças no crime.

Ficha técnica
Número: 14014
Nome para urna: Válter Suman
Cargo a que concorre: Deputado Estadual
Estado: São Paulo
Partido: Partido Trabalhista Brasileiro
Coligação: PTB

Eleições 2014 no #Santaportal
A equipe de jornalistas e colaboradores do #Santaportal – portal de notícias do Sistema Santa Cecília de Comunicação – realizou as entrevistas com os candidatos à Assembleia Legislativa de São Paulo, para o cargo de deputado estadual, no Complexo Santa Cecília de Comunicação.

Os candidatos estiveram no 7º andar do Bloco E – localizado na rua Cesário Mota, 8, no bairro Boqueirão, em Santos (SP) – para a gravação do Jornal Enfoque, programa apresentado pelo jornalista Francisco La Scala Júnior e veiculado na Santa Cecília TV de segunda a sexta, às 8 horas. O convite para vir ao complexo partiu da equipe do programa terceirizado da emissora. Foram priorizados os convites aos candidatos com maior identidade à Baixada Santista.

Após a gravação, os mesmos atenderam a equipe do#Santaportal. Para todos os entrevistados, as mesmas perguntas. Os candidatos à Assembleia Legislativa de São Paulo que não estiveram no Sistema Santa Cecília de Comunicação e que por este motivo não foram entrevistados, podem enviar suas respostas às mesmas perguntas apresentadas neste texto para o emailsantaportal@unisanta.br. Todos serão publicados em até 12 horas após o envio.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.