30/06/2021

53% dos paulistas já receberam ao menos uma dose da vacina contra a covid

Por Folha Press em 30/06/2021 às 13:13

O governador João Doria anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (30), que 53% da população adulta do estado de São Paulo recebeu ao menos uma dose de uma das vacinas disponíveis contra a covid-19 no país.

O vacinômetro, ferramenta online criada pela atual gestão para monitorar o andamento da vacinação contra o coronavírus, mostrava que por volta das 11h30 pouco mais de 25 milhões de doses haviam sido aplicadas em território paulista.

As vacinas Coronavac, Pfizer, AstraZeneca e Janssen são, no momento, as que possuem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso contra a covid-19 no Brasil.

Do total já aplicado, 18,7 milhões eram de primeira dose; 6,1 milhões, de segunda dose; e 165 mil correspondiam ao imunizante Janssen, que necessita de apenas uma dose para garantir a proteção contra o coronavírus.

Com isso, 18% dos moradores do estado de São Paulo já estão com a imunização completa até o momento.

O governo paulista corre para acelerar a produção da Coronavac, vacina desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Em coletiva à imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, na zona oeste da Capital, Doria disse que as tratativas com representantes da Sinovac têm funcionado e acelerado o envio das remessas de doses prontas e de insumos para o Brasil.

Na semana passada, Doria se reuniu com Weining Meng, vice-presidente mundial da Sinovac, e pediu mais remessas da vacina. Na noite desta terça-feira (29), uma carga com um milhão de frascos monodoses de Coronavac foi desembarcada no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).


O lote foi encaminhado ao Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, e também beneficiará a população paulista. Além desta carga, o Instituto Butantan vem trabalhando desde o último sábado (26), no envase de 6 mil litros de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) encaminhados pela Sinovac que serão suficientes para a produção de ao menos 10 milhões de doses de Coronavac.

A previsão do Butantan é que o processo de envase, rotulagem e de controle de qualidade dos frascos com a vacina dure entre 15 e 20 dias. Só depois disso, o imunizante será distribuído aos estados.

Com os 1 milhão de frascos monodoses prontos para aplicação e mais 10 milhões de vacinas envasadas no Butantan serão totalizados, até julho, o envio de pouco mais de 63 milhões de doses de Coronavac entregues ao ministério da Saúde.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.