Unisanta e instituto francês têm similaridades em projetos de inovações tecnológicas e sustentáveis

Por Vanessa Ortiz em 10/05/2022 às 15:32

Foto: Vanessa Ortiz
Foto: Vanessa Ortiz

A trajetória científica em termos de tecnologia e sustentabilidade ligam a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a escola de engenharia francesa, Institut Mines-Télécom. Ambas as instituições estão ativas nos campos que conduzem projetos pensando nas indústrias e sociedade. 

O tema foi apresentado no Painel Bilateral Brasil França – Universidade Santa Cecília x Instituto Mines-Télécom, com o diretor científico do IMT, Dr. Jean-Philippe Lagrange, e a reitora da Unisanta, Dra. Silvia Teixeira Penteado, desta terça-feira (10), do 1º Seminário Brasil-França – O Transporte de Carga em 2050 – Descarbonização e Veículos Autônomos. 

Lagrange explica que a universidade trabalha em diversas frentes, como transporte, mobilidade, saúde e tecnologia, com a formação de engenheiros e administradores. O foco da instituição está em pesquisas, principalmente no âmbito digital e de inovação. 

“O ponto chave é a nossa pesquisa, que busca sempre manter um nível acadêmico, em busca sempre de excelência”, afirma o diretor. O instituto tem parceria com diversas escolas da França, onde são realizados estudos em várias vertentes, inclusive no campo do transporte em meio a tecnologia. 

“Temos um tema todo dedicado à mobilidade no sentido amplo da palavra, desde passageiros e transporte de cargas, e que procuramos reunir professores e pesquisadores para discutir a questão. A mobilidade dos bens e das pessoas faz parte dos grandes eixos de trabalho para a gente”, explica. 

No mesmo quesito, a Unisanta também trabalha com seus alunos e profissionais, buscando sempre por inovações que agreguem para a região, que possui o maior porto da América Latina, e o país. A reitora ressaltou que universidade já tem similaridades com o instituto francês em alguns projetos que são desenvolvidos.

“Vamos alimentar os laços que unem as nossas instituições para projetos conjuntos conforme a bela exposição que vimos aqui documentado”, afirma Silvia, ao apresentar os projetos desenvolvido pela universidade, e enfatizar a importância da pesquisa na criação de novas políticas públicas 

“Com todo esse avanço que estamos tendo com a indústria, eu chamo a atenção para que a gente possa não descuidar em nenhum momento dessa retroalimentação do setor que vierem a ser colocadas, além da formação de jovens doutores e formandos no processo de iniciação científica”, diz a reitora. 

Brasil-França

O Seminário Brasil-França ocorre terça-feira (10), no auditório principal da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos. O encontro reúne especialistas brasileiros e franceses das principais universidades dos dois países que apresentarão pesquisas e estudos com as potencialidades e alternativas para a ligação entra a Capital e o maior porto da América Latina, bem como os caminhos para o transporte de carga nas próximas décadas e as questões de sustentabilidade envolvidas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.