Uma recessão leva a mais fraudes financeiras?
Por Santa Portal em 31/08/2022 às 11:30
As recessões e as fraudes financeiras andam de mãos dadas, mas nunca uma recessão previu tantos riscos ao nível da segurança cibernética.
Atualmente, as instituições financeiras se encontram mais digitalizadas que nunca, o que faz com que existam muitas oportunidades para fraudes financeiras na Internet. Segundo o jornal Globo, o número de fraudes online aumentou mais de 23% em 2022. Com a queda previsível da economia, é natural que esta tendência preocupante continue.
A fraude segue o dinheiro, e o dinheiro se encontra na Internet. Mas, porque fraudes financeiras são tão prováveis em períodos de recessão? Isso está relacionado com os três principais fatores que influenciam o número de fraudes financeiras: a oportunidade, a motivação e a racionalização.
A oportunidade aumentou porque ainda existem muitas fragilidades nos sistemas informáticos de segurança. Nem todas as pessoas e empresas podem contar com os serviços de companhias de cibersegurança avançadas para proteger os seus servidores. A motivação aumentou porque existem cada vez mais pessoas necessitarndo de dinheiro, uma consequência inevitável de um período de recessão que também leva ao aumento generalizado da criminalidade. A racionalização também é influenciada pela recessão, já que é normal que muitas pessoas exploram novas opções (como a atividade criminosa) durante um momento de grande incerteza econômica.
Assim, o que podemos fazer para aumentar nossa segurança digital e nos protegermos face ao maior número de fraudes financeiras na Internet?
Medidas de segurança para um período de recessão
Utilizar o Linux com uma VPN
O sistema operacional se encontra na base de todas as operações efetuadas por um computador. Se deseja proteger os seus dados privados de potenciais fraudes financeiras, instalar o Linux é a melhor opção.
Ao contrário das principais alternativas, o Linux é um software open-source que é cuidadosamente vigiado e melhorado por uma equipe de voluntários dedicados. A presença de acessos restritos ao nível dos privilégios de administrador é outro dos fatores que faz com que o Linux seja o sistema operacional mais seguro do mercado.
Instalar o Linux, contudo, pode não ser suficiente. Ainda que não existem muitos antivírus especialmente desenvolvidos para este sistema operacional (até devido à pouca necessidade), um computador com Linux pode ficar ainda mais protegido com a ajuda de tecnologias como VPNs, ou Redes Virtuais Privadas. Uma VPN Linux é uma das ferramentas mais eficazes para aumentar a sua cibersegurança e te proteger contra fraudes financeiras.
Fazer log-out em todos os sites e aplicativos bancários
É uma medida extremamente simples, mas que pode fazer toda a diferença. Um dos principais motivadores da fraude financeira é a oportunidade, e contas abertas em sites e aplicativos bancários são oportunidades preciosas para muitos hackers.
Pode ser cansativo introduzir o endereço de e-mail e a senha sempre que utiliza um site ou aplicativo bancários, mas você nunca deve descuidar da sua segurança em assuntos tão sensíveis. Assim, o que fazer? Sempre faça log-out após consultar o banco na Internet e impeça que este memorize a sua senha.
Escolher lojas de confiança
Como referido na Globo e anteriormente citado, o comércio digital é um dos maiores pontos de fraude financeira em 2022. Se quer continuar a fazer compras na Internet sem se preocupar com a sua segurança, opte por lojas confiáveis. As grandes marcas têm uma reputação a manter, e basta um caso de fraude financeira para estas perderem potencialmente, milhões de clientes. Assim, estas levam a cibersegurança muito a sério e tendem a proteger os seus consumidores.
Como uma medida de segurança extra, confira sempre se o endereço está certo antes de clicar em qualquer janela ou introduzir os seus dados pessoais. Alguns hackers criam páginas semelhantes às de grandes lojas para tentar roubar seus dados financeiros. Quando utilizar o MercadoLivre, por exemplo, se certifique que se encontra em www.mercadolivre.com.br e não num endereço diferente.
A recessão está à porta, e tal implica preparação a todos os níveis. A sua segurança na Internet é um assunto sério e não deve ser encarada com leveza.