01/05/2017

Um pouco de história: como surgiu o 1° de Maio?

Por #Santaportal em 01/05/2017 às 08:32

BRASIL – Hoje (1º) no Brasil e em vários países do mundo é feriado para comemorar o Dia do Trabalho ou do Trabalhador. Para entendermos o porquê da data temos que voltar no tempo, mais precisamente na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Em 1886, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. O movimento tomou conta de várias cidades e acabou gerando uma grande greve geral.

Foram dias de confrontos entre policiais e trabalhadores que resultaram na morte de doze manifestantes e dezenas de feridos. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos foi instituído em 1889 o Dia Internacional dos Trabalhadores.

No Brasil a data se tornou oficial, após a criação do decreto do então presidente Arthur da Silva Bernardes que estabeleceu o feriado nacional. O presidente Getúlio Vargas, nas décadas de 30 e 40 passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto foi deixado de lado e o governo passou a chamar a data de “Dia do Trabalhador”.

Em 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo que deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer).

No ano seguinte foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.