18/09/2023

Última semana de inverno será de muito sol e calor na Baixada Santista

Por Guilherme Esron em 18/09/2023 às 06:00

Guilherme Esron/Santa Portal
Guilherme Esron/Santa Portal

O inverno termina na próxima sexta-feira (22) e a última semana da estação será marcada por dias de bastante sol e temperaturas muito elevadas na Baixada Santista. Segundo o site Climatempo, a onda de calor é gerada por um bloqueio atmosférico que não permite que a frente fria do Rio Grande do Sul chegue na região.

E com o aumento da temperatura, o calor constante e excessivo pode causar desconforto, mal estar, além de outros problemas de saúde. Por isso, o Santa Portal conversou com o Dr. Roberto Debski, clínico geral, que avisa: “Todos devemos nos cuidar durante temperaturas elevadas para que não ocorram problemas em nossa saúde”.

De acordo com Debski, nós transpiramos mais, e também perdemos líquidos através da respiração. Por isso, é muito importante mantermos a hidratação adequada para que permaneçamos com saúde. Ele reforça ainda que os que mais sofrem com essa condição são as crianças e os idosos.

“Os grupos mais suscetíveis ao calor são os extremos nas faixas etárias, que são as crianças e os idosos. A desidratação ocasiona um desequilíbrio no metabolismo, e pode trazer consequências sérias, principalmente para crianças e idosos. Às crianças muitas vezes não solicitam água ou líquidos, e podem desidratar rapidamente sem que percebamos. Os idosos têm uma redução da percepção de sede e ingerem menos líquidos, podem estar desidratados sem sentir sede”, informa Debski.

O médico lembra ainda que é importante oferecer água ou líquidos, como sucos naturais ou chás, durante o dia para os idosos. No caso de morarem sozinhos, eles precisam ter algum método para se lembrar de ingerir líquidos.

Para as crianças, Debski diz que é bom sempre oferecer frutas e líquidos com frequência. O clínico ensina que uma boa forma de verificar a hidratação é observando a cor da urina. Quanto mais escura ela for, maior será o grau de desidratação.

Já para as demais idades, Debski reforça que devemos escolher alimentos leves, como frutas, legumes e verduras. Ele inclusive, dá dicas do que devemos fazer quando enfrentarmos esse tipo de clima.

“Devemos preferir alimentos leves de fácil digestão que auxiliem a hidratação, e ter o hábito de ingerir sucos e frutas se não houver nenhuma doença que contraindique essa prática. Os alimentos leves, como frutas, legumes e verduras são melhor digeridos e contém grande quantidade de líquidos. Os alimentos gordurosos e pesados dificultam a digestão, e os cuidados com a conservação dos alimentos deve ser redobrada na época de calor, pois podem se estragar mais rapidamente levando a um quadro de intoxicação alimentar ou infecção intestinal”, afirma.

Outra dica importante, é com relação aos alimentos que ingerimos quando estamos na rua. Por exemplo, ao consumir em comércios ou de ambulantes, devemos nos certificar da origem dos alimentos e da forma que foram conservados.

Vestimentas

Com relação às roupas, Debski indica tecidos naturais como algodão, e reforça que a proteção da cabeça com bonés ou chapéus é bastante importante, bem como a utilização de óculos escuros com proteção contra os raios ultravioleta. E o mais importante, sempre lembrar de usar filtros solares quando frequentar ambientes externos, mesmo em dias nublados.

A atividade física deve ser adequada à idade, condicionamento físico e estado de saúde e deve ser praticada em horários de menos calor, no início da manhã ou final da tarde, lembrando da hidratação durante e após o exercício.

“Os ambientes de casa e os locais a serem frequentados devem ser climatizados ou bem arejados, e devemos ter cuidado ao mudarem de ambiente com um contraste de temperatura muito grande, por exemplo ao ir de um ambiente quente em que estejam muito suados e entrar em um ambiente extremamente climatizado e frio, sem cuidar da vestimenta. Momentos de lazer são imprescindíveis, levando-se em conta os mesmos cuidados com o ambiente, as vestimentas, a alimentação e hidratação. Assim nós preservaremos nossa saúde e qualidade de vida, observando esses simples cuidados”, finaliza.

Previsão do tempo para esta semana

Segunda-feira – Máxima de 33º e mínima de 22º

Terça-feira – Máxima de 32º e mínima de 22º

Quarta-feira – Máxima de 28º e mínima de 19º

Quinta-feira – Máxima de 29º e mínima de 20º

Sexta-feira – Máxima de 33º e mínima de 23º

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.