U-Cars ganham força na concorrência por transporte ferroviário
Por Vanessa Ortiz em 10/05/2022 às 09:49
Os veículos ferroviários autônomos para fretamento de contêineres têm ganhado cada vez mais os debates dentro do mercado. No projeto, os chamados U-Cars podem transportar até quatro contêineres de 20’ (unidade equivalente a vinte pés), e contam com carregamento dinâmico de baterias para funcionar.
O tema foi debatido durante o painel U-Cars Veículo Ferroviário Autônomo com propulsão assistida por motor linear assíncrono, apresentado por Gerard Coquery e Fabrice Daniel, 1º Seminário Brasil-França – O Transporte de Carga em 2050 – Descarbonização e Veículos Autônomos, nesta terça-feira (10).
De acordo com Fabrice, o projeto do sistema automatizado trabalha com a captação de energia elétrica no solo para carregamento dinâmico das baterias, usadas para os veículos circularem pelas plataformas. A ideia é implantar isso no Brasil nos próximos anos.
“O sistema vem, portanto, minimizar o consumo de energia. Ele tem muita segurança de trabalho, já que são máquinas elétricas”, aponta Gerard.
“Nosso objetivo com esse sistema, seria evitar o gasto energético dos caminhões, melhorar o tempo de descarga e carga desses contêineres, oferecendo a possibilidade de entrega de forma mais ágil nos terminais portuários”, afirma Fabrice.
A implantação também permite, além da melhora e agilidade no sistema viário, a redução na emissão de gases de efeito estufa. No entanto, segundo ele, um dos principais desafios é manter a agilidade entre a carga e descarga, principalmente quando se fala no trajeto entre Planalto e Baixada Santista.
“Existem inúmeras [possibilidade de] aplicações desse sistema no Brasil. Isso acaba permitindo trazer a velocidade que falta no frete ferroviário”, finaliza.
Brasil-França
O Seminário Brasil-França ocorre nesta terça-feira (10), no auditório principal da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos. O encontro reúne especialistas brasileiros e franceses das principais universidades dos dois países que apresentarão pesquisas e estudos com as potencialidades e alternativas para a ligação entra a Capital e o maior porto da América Latina, bem como os caminhos para o transporte de carga nas próximas décadas e as questões de sustentabilidade envolvidas.