10/10/2024

Trio sequestra caminhoneiro para roubar 54 toneladas de açúcar; dois são presos

Por Santa Portal em 10/10/2024 às 15:00

Reprodução
Reprodução

Três homens sequestraram um caminhoneiro em Santos e o levaram até um cativeiro para roubar a carga de 54 toneladas de açúcar que ele transportava. Policiais do 5º DP descobriram o local onde a vítima era mantida em cárcere privado e a libertaram. Posteriormente, nas imediações, eles detiveram quatro suspeitos de envolvimento no crime, mas o motorista reconheceu apenas um deles.

Apontado pelo caminhoneiro como um dos participantes da abordagem, Murilo Soares da Silva (à esquerda na foto acima), de 23 anos, foi autuado em flagrante pelo delegado Leonardo Piccirillo e recolhido à cadeia. Os demais suspeitos negaram participação no delito e foram liberados, exceto Ronildo Pinheiro Sousa (à direita na foto), de 23 anos, devido a mandado de prisão preventiva referente a processo de roubo que tramita pela 4ª Vara Criminal de Santos.

O motorista, de 48 anos, saiu do município de Vista Alegre do Alto (SP) dirigindo um Volvo com dois semirreboques carregados com o açúcar, avaliado em R$ 162 mil. O destino da carga seria o terminal Infinity, na Rua Boris Kauffmann, no Chico de Paula, em Santos. Segundo o caminhoneiro, ele parou o veículo em frente a essa empresa por volta da 1 hora de terça-feira (8) e desembarcou para dar uma caminhada pelo entorno.

Porém, o passeio logo virou pesadelo. A vítima contou que Murilo e mais dois homens o renderam, mediante a ameaça de arma de fogo que um deles portava. O trio obrigou o motorista a caminhar em direção a uma favela e disseram que apenas queriam o carregamento de açúcar. Para impossibilitar que o local do cativeiro fosse visualizado, os bandidos colocaram um pano sobre a cabeça do caminhoneiro.

Pela manhã de terça-feira, a equipe do investigador Jorge Villar recebeu denúncia de que um homem era mantido em cárcere privado em um barraco da Travessa São Jorge e para lá se dirigiu. A moradia na qual a vítima foi encontrada estava com a porta fechada apenas com uma corda. O motorista estava deitado em uma cama, coberto por uma manta, e relatou o ocorrido. Não havia mais ninguém no local.

As investigações para identificar e prender os bandidos tiveram sequência. No mesmo dia, os policiais detiveram quatro suspeitos sob um viaduto na marginal direita da Via Anchieta. Embora apenas três homens tenham abordado a vítima em frente ao terminal, os agentes acreditam que outros participaram do crime desempenhando tarefas diferentes. O caminhão, as carretas e o açúcar não foram localizados.

Fuga da viatura

Detido como suspeito e não reconhecido pela vítima, Ronildo também foi recolhido à cadeia por ostentar a condição de procurado da Justiça. No dia 16 de fevereiro, mediante violência e grave ameaça, ele arrancou uma corrente dourada do pescoço de um homem ao passar por trás da vítima pedalando uma bicicleta. O crime ocorreu na Rua Senador Feijó, no Centro de Santos.

O acusado fugiu pedalando a bicicleta em alta velocidade. No entanto, logo após, populares o prenderam na Rua João Pessoa, em frente ao Poupatempo. Conduzido por policiais militares ao 4º DP, Ronildo foi autuado em flagrante. Depois de cumpridas as formalidades legais, no momento em que seria levado à cadeia anexa ao 5º DP, o marginal escapou da viatura que o transportaria.

O veículo oficial não possui trava na tampa do compartimento traseiro onde são colocados os presos. Para mantê-la trancada são utilizados dois cadeados, na parte externa, que foram afixados por meio de rebites na lataria. Percebendo essa vulnerabilidade, Ronildo chutou essa porta do veículo por dentro, estourando os rebites e conseguindo abri-la.

Do lado de fora, um dos dois investigadores que levariam o preso à cadeia estava próximo da tampa do porta-malas e foi atingido na mandíbula. Esse policial ainda foi empurrado por Ronildo, que conseguiu fugir correndo. Desde então, procurado em casa e em outros endereços, ele nunca havia sido localizado. A sua eventual participação no sequestro do caminhoneiro e no roubo da carga de açúcar não está descartada. (EF)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.