25/02/2024

Triathlon Internacional reúne cerca de 1.500 atletas em Santos

Por Santa Portal em 25/02/2024 às 19:00

Isabela Carrari/Divulgação Prefeitura de Santos
Isabela Carrari/Divulgação Prefeitura de Santos

O 32º Triathlon Internacional de Santos levou cerca de 1.500 atletas de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal, além de seis países, às ruas da cidade neste domingo (25). O evento é um dos principais da modalidade e reuniu grandes nomes do triatlo nacional e internacional.

O triatleta Danilo Pimentel veio do Colorado, nos Estados Unidos, e conseguiu garantir o título na categoria Masculino Profissional, com o tempo de 1h45m36. “Fazia muitos anos que eu não fazia a prova e queria muito esse pódio. Conseguir o primeiro lugar foi uma felicidade, porque é um título que eu ainda não tinha no currículo. Hoje a disputa foi em meio a muitos atletas de alto nível, como o campeão do Iron Man Brasil, o Reinaldo (Colucci), que foi seis vezes campeão aqui, e o (Luciano) Taccone, que é o melhor argentino disparado da história, então foi uma prova de alto nível técnico, que me testou bastante. Espero ano que vem estar aqui para defender o meu título”.

Com o tempo de 2h02m43, a atleta Luma Guillen levou o primeiro lugar do pódio na categoria Profissional Feminino. “Foi muito bom começar a temporada já com uma vitória. Eu tive que me concentrar bastante no meu próprio ritmo e esse foi o meu maior desafio. Eu sabia que teria uma vantagem na natação e tentei administrar isso o máximo que eu pude. Fiquei muito feliz em ver a elite feminina cheia, o que a gente não vê em todas as provas no Brasil, mas eu treinei muito pra ganhar e consegui o resultado”.

O evento, que abriu a temporada de provas da modalidade, reuniu atletas e dezenas de santistas, que lotaram a orla para ver de perto as feras do triatlo. “Foi uma alegria e uma emoção indescritíveis. Me lembrou as grandes provas da década de 90, quando vieram nomes como o Mark Allen e o Dave Scott. Os atletas hoje me lembraram o nível técnico de toda essa turma. Até agora eu fico emocionado”, disse o diretor da NA Sports, responsável pela organização da prova, Nubio Lima.


Foto: Isabela Carrari/Divulgação Prefeitura de Santos

“É um orgulho e uma emoção para mim, como ex-triatleta, receber uma prova deste nível, com atletas vindo do Brasil inteiro e exterior para competir aqui na nossa Cidade. Hoje, do outro lado da linha de largada, voltei a sentir aquela sensação de quando participei da 1ª edição do Triathlon Internacional de Santos, há 32 anos. Estamos vendo o triatlo voltar a ter o brilho que tinha”, recordou o secretário de Esportes, Gelasio Fernandes.

A compradora Priscila Morais, 37 anos, veio de Mogi Mirim para participar da prova pela segunda vez. “Gostei muito, é uma prova bem rápida e muito tradicional, por isso eu quis voltar e procurar alcançar o RP (recorde pessoal) esse ano. O meu maior desafio aqui é sempre o calor, mas me preparei bastante nessa parte de hidratação, onde eu treino também é calor, então estou pronta pra superar essa dificuldade”, comentou.

Para o empresário Valdir Oliani, 66, o triatlo é mais que um esporte, é um estilo de vida. “O que me levou para o triatlo foi a aventura, o desafio. Desde 2015, venho participando de diversas provas, incluindo o meio Iron Man. No ano passado, fiz dois e estou me preparando para fazer o Iron Man completo no próximo ano. Eu não poderia perder essa prova hoje, que é uma das mais tradicionais, a gente pedala na Anchieta, isso é a cereja do bolo”, disse.


Foto: Isabela Carrari/Divulgação Prefeitura de Santos

Pódio Feminino

1ª Luma Guillen – 2h02m43

2ª – Ana Laura Canil Franzini de Almeida – 2h06m01

3ª – Pietra Meneghini – 2h07m28

Pódio Masculino

1º- Danilo Pimentel – 1h45m36

2º – Reinaldo Colucci – 1h46m44

3º – Luciano Franco Taccone – 1h46m55

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.