Treinador da Baixada Santista aplica os aprendizados do Parapan para alunos

Por Alanis Ribeiro em 07/12/2023 às 16:00

Reprodução/Divulgação
Reprodução/Divulgação

O professor de Educação Física e treinador da escolinha de tênis de mesa de Bertioga e Santos, Danilo Pastoriza, de 42 anos, representou a região como árbitro das competições nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago do Chile em 2023.  O evento aconteceu no Chile entre os dias 14 e 21 de novembro.

Envolvido e apaixonado por esporte desde a juventude, ele decidiu transformar a vida das crianças e adolescentes de baixa renda, mostrando que com esforço e dedicação tudo é possível. 

Em resultado disso, na escola que lecionava, em 2004, passou a dar treinamento de tênis de mesa para os alunos. Empenhados pela modalidade, os jovens começaram a se destacar no esporte. 

Pastoriza relembra que quando viu o resultado que estava tendo com o empenho dos jovens, decidiu se aprofundar mais nas regras, foi quando fez o curso de arbitragem e começou a atuar profissionalmente na área. 

“Me encontrei na arbitragem e comecei a levar cada vez mais a sério, foi quando eu consegui ser pela primeira vez árbitro internacional, sendo convocado para as Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro em 2016”, diz. 

Desde então, foi convocado para grandes torneios internacionais, incluindo o Parapan 2023, onde foi um dos dois brasileiros entre os 40 árbitros de todo o mundo que integraram a equipe de arbitragem do tênis de mesa no campeonato.

“Arbitrar em uma competição internacional é sempre uma honra, porque querendo ou não, você está sendo convocado para a seleção brasileira. Então, é sempre uma responsabilidade e um nervosismo enorme, porque qualquer torneio é a vida dos atletas, eles vivem do esporte”, declara. 

Além disso, o treinador ressalta que apesar de ter sido uma honra representar o Brasil e a Baixada Santista, foi uma grande responsabilidade por se tratar de um evento classificatório para as Paralimpíadas 2024.

Com os aprendizados adquiridos, o técnico passou a aplicar seus novos conhecimentos nos locais onde é professor e treinador, para capacitar cada vez mais seus alunos.

Hoje, o técnico dá aula em dois locais: em Santos, para os alunos da EE/UME Judoca Ricardo Sampaio Cardoso no horário escolar, e em Bertioga, os treinos são gratuitos e aplicados no Ginásio Alberto Alves. Os interessados podem comparecer na Rua Henrique Montez, s/n no centro de Santos, das 8h às 18h, para fazer a inscrição.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.