10/12/2021

Trabalhadores da Cetesb entram em greve na próxima semana

Por Santa Portal em 10/12/2021 às 19:20

Bia Moraes/Google Maps
Bia Moraes/Google Maps

Após a realização de assembleia virtual, os trabalhadores da Cetesb decidiram manter o estado de greve com indicativo de paralisação a partir do dia 15, quarta-feira. Eles exigem o cumprimento de sentenças judiciais dos dissídios de 2020 e 2021.

Os trabalhadores afirmam que o último reajuste dos salários aconteceu em 2019, e a Justiça já determinou que as correções da remuneração dos anos seguintes sejam aplicadas.

A direção da Cetesb tem se empenhado nos últimos dias para obter a autorização do Governo do Estado para cumprir a decisão judicial favorável aos trabalhadores, mas a categoria não obteve, até o momento da assembleia, uma manifestação positiva da empresa.

Os trabalhadores estarão reunidos na terça-feira (14) para ratificar ou não o movimento paredista, aguardando o tempo suficiente para que a situação seja resolvida pela Cetesb e pelo Governo do Estado.

Na avaliação da diretoria do Sindicato dos Urbanitários da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (Sintius), a demora em cumprir a sentença judicial é inaceitável, pois o julgamento do dissídio de 2020 ocorreu em 22 de setembro e o do dissídio de 2021, em 17 de novembro, sendo que o de 2020 determinou a aplicação da inflação medida naquele período, ou seja, 2,6% e o de 2021 decidiu pela recomposição dos salários e benefícios em 7,81%, totalizando 10,61% de correções.

O sindicato aponta ainda que a Cetesb tem histórico de desprezo pela recomposição dos salários e benefícios, pois sequer propõe a reposição da inflação em épocas de negociação salarial, justificando que é dependente financeiramente do Governo do Estado e se ele não autoriza os reajustes, a categoria é quem tem que sucumbir com a redução do poder de compra.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.