Testes em novas redes de água podem afetar abastecimento em bairros de São Vicente

Por Santa Portal em 30/07/2024 às 16:00

Divulgação/Prefeitura de Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos

A Sabesp realiza, nesta terça (30) e quarta-feira (31), testes de estanqueidade (processo utilizado para verificar a capacidade do sistema de reter água sem vazamentos) e interligação de tubulações recém-instaladas em São Vicente. De acordo com a Companhia, “as ações são melhorias operacionais no sistema de abastecimento de água do município que visam garantir maior segurança hídrica e promover um reforço no fornecimento de água para as famílias”. Os serviços podem causar reflexos no abastecimento. 

Nesta terça estão sendo feitos testes que garantem a eficácia das novas redes de abastecimento, antes de serem colocadas em operação. Durante a manutenção, poderão ser sentidos reflexos no abastecimento nos bairros Cidade Náutica, Parque São Vicente, Jardim Pompeba, Conjunto Tancredo Neves e Vila Fátima.

Na quarta (31), das 6h às 11h, os trabalhos interligarão uma tubulação onde foi instalada uma nova válvula para controle da pressão da água, o que poderá causar intermitência momentânea no fornecimento nos bairros Parque São Vicente, Vila Mateo Bei, Beira Mar, Esplanada dos Barreiros e Sá Catarina de Moraes.

Após o término de cada serviço, o sistema será normalizado de forma gradativa. A Sabesp pede a compreensão por eventuais transtornos e conta com a colaboração da população para utilizar a água de forma consciente. Imóveis com caixa-d’água dimensionada para ao menos 24 horas de consumo (de acordo com as normas técnicas para instalações prediais e o Decreto Estadual 12.342/78) não devem sentir as intermitências no abastecimento.

“Além de promover maior segurança hídrica no abastecimento, os serviços vão permitir a realização da setorização do sistema. Com isso, será possível avaliar o volume de água que é necessário para cada região específica do município, evitando o desperdício e a perda de água, melhorando a gestão operacional do sistema”, diz a Sabesp.

A Companhia já instalou 26 km de novas tubulações pela cidade, além de válvulas, macromedidores e pontos de monitoramento de pressão. Os equipamentos entrarão em operação após a conclusão de todas as etapas desta obra. O empreendimento, que deve ser finalizado neste semestre, conta com financiamento da JICA (Agência Japonesa de Cooperação Internacional).

Caminhões-tanque estão disponíveis para atender emergências. Para consultar informações ou solicitar vistoria diante de qualquer ocorrência, é preciso entrar em contato com os canais oficiais de atendimento da Sabesp, disponíveis durante 24 horas, e apresentar o endereço completo: telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita), WhatsApp oficial 11 3388-8000 (mensagem de texto) ou Agência Virtual (agenciavirtual.sabesp.com.br).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.